13 de jul. de 2021

Mesa Brasil Sesc: rede de solidariedade que beneficia alunos e comunidades

“Buscar onde sobra e deixar onde falta”, com essa linha de atuação o Mesa Brasil Sesc é um programa de abrangência nacional que atua no combate ao desperdício de alimentos e no combate à fome, contribuindo para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

No Piauí, o programa conta com unidades em Teresina, Parnaíba e Picos. A Escola Marista Champagnat Teresina, localizada no Parque Wall Ferraz, é uma das instituições beneficiadas na capital.

“Já atuávamos na região como organização social, desenvolvendo atividades de apoio escolar, esportivas e culturais junto às escolas públicas e atendendo demandas da comunidade. A Escola mesmo, no formato que temos hoje, surgiu em 2011. Atualmente, temos 402 alunos no Ensino Médio, diretamente beneficiados com as doações que recebemos do Mesa Brasil”, afirma Alexandre Lôbo, diretor da Marista Teresina.

A parceria entre a escola e o Mesa Brasil iniciou em 2019 e, desde então, as doações são recebidas quinzenalmente. “São legumes, frutas, biscoitos, cereais, leite, frios e outros tipos de alimentos que garantem a esses alunos um ganho de qualidade nas refeições que oferecemos. Nosso cardápio da semana é montado de acordo com o que recebemos, tentando sempre aproveitar ao máximo os alimentos e aumentar sua durabilidade”, explica o gestor.

Após o recebimento das doações, os alimentos são higienizados e separados para consumo. Enquanto estão na escola os alunos recebem duas refeições por dia. Alunos que moram em locais muito distantes também almoçam na escola.

“Podemos afirmar, sem dúvidas, que o Mesa é o nosso principal parceiro, pois as doações são contínuas, nunca falham. As refeições que servimos com esses alimentos atendem as exigências nutricionais, oferecendo segurança alimentar aos nossos alunos. Eles já ficam felizes quando sabem que o lanche da semana vai ser feito com as doações do Mesa”, afirma Alexandre.

Além dos alunos da Escola Marista, a comunidade da Grande Santa Maria da Codipi também é beneficiada com as doações. Alexandre explica que o excedente é repassado a 12 instituições comunitárias da região. “Acontece de, às vezes, recebermos uma quantidade maior do que vamos precisar ou de o prazo dos alimentos estar perto do vencimento. Então, para não perder as doações, fazemos a entrega para essas associações que, através de um Conselho Comunitário, repassa para as famílias. O alcance desse programa é imenso, só temos a agradecer”, finaliza o diretor.


Assessoria de Comunicação
Fotos: Victor Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...