A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), informou na noite deste domingo (18), que a segunda dose da vacina Astrazeneca foi antecipada de 12 para 10 semanas no estado do Piauí.
A Sesapi aconselha que as pessoas que tomaram a vacina há 10 semanas procurem a gestão de seu município para saber se a data da aplicação da segunda dose já foi alterada.
A antecipação da aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) no mês passado. A comissão é formada por membros da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Segundo a Sesapi, documento técnico–científico da FioCruz sobre a vacina Astrazeneca descreve que o esquema vacinal consiste em duas doses, sendo que a segunda pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira dose e um intervalo de dose mais longo proporciona uma eficácia com mais certeza para intervalos de 8 a 12 semanas.
A Sesapi recomenda que a antecipação da aplicação da segunda dose para 10 semanas seja realizada naqueles municípios que tiverem doses em estoque.
Piauí também pode antecipar segunda dose da vacina da Pfizer
Na semana passada, o governador Wellington Dias afirmou que os estados estavam discutindo, junto ao Ministério da Saúde, além da antecipação da segunda dose da Astrazeneca, a antecipação também da segunda dose da vacina da Pfizer.
“O nosso comitê científico deu um parecer que é possível, por exemplo, com a AstraZeneca, a gente encurtar para 60 dias, com muita segurança e a Pfizer a gente quer que chegue a 60 dias para imunizar mais cedo. É a imunização que vai colocar o Piauí e o Brasil em uma situação segura”, disse o governador do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.