Uma baleia da espécie jubarte foi avistada por volta das 13 horas deste sábado (17), na costa de Fortaleza. O registro do animal nadando pelas águas próximas ao Iate Clube, no Mucuripe, foi compartilhado por curiosos nas redes sociais.
De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.
A migração ocorre para poderem acasalar em águas mais quentes, como em Abrolhos, na região sul da Bahia, onde se reproduzem.
De acordo com a bióloga e Técnica de Resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, não é possível afirmar o que levou esta baleia a aproximar-se da costa. Mas a hipótese é de que se tratava de um animal juvenil, de até um ano, realizando sua primeira migração.
"Há grande possibilidade de ter se desorientado e/ou se perdido do seu grupo", explicou. Os animais adultos desta espécie podem chegar até os 16 metros.
Ela explica que a temporada de jubartes, no Brasil, compreende o período de junho a outubro/novembro.
"A maior quantidades de grupos se concentram no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui, na região, estejam somente de passagem para esses locais de maior concentração", observou.
As informações são do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.