O nome de Cleandro Alves de Moura foi o escolhido pelo governador Wellington Dias, nesta quinta-feira (17), para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí. A lista tríplice era composta ainda pela atual procuradora-geral Carmelina Moura e o procurador Hugo Sousa.
“Sempre é uma decisão difícil, tomada a partir de uma lista tríplice que contém pessoas experientes, são nomes representativos e de muita confiança por parte dos seus pares e da sociedade. Tomei a decisão de nomear Cleandro Alves de Moura”, afirmou o governador Wellington Dias.
Dias também disse ser grato pela relação correta e de grande compromisso de interesse público entre o poder executivo, a Procuradoria e o Ministério Público. “Sempre com integração, com os interesses da população colocados em primeiro lugar”, destacou.
A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado, garantida constitucionalmente pela Lei Complementar nº 40/81, que estabelece as normas gerais a serem adotadas na organização do Ministério Público Estadual.
Escolhido pela 3ª vez
Esta é a terceira vez que o promotor Cleandro Moura é escolhido para a Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí. Ele foi nomeado pela primeira vez em 2015 e depois foi reconduzido pelo governador Wellington Dias em 2017. Já em 2019, a escolhida foi Carmelina Moura.
Carmelina foi a mais votada
Na eleição realizada no dia 12 de junho, que definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral para o biênio 2021 – 2023, Carmelina Moura foi a mais votada, com 101 votos. Em segundo lugar ficou Cleandro Alves de Moura, com 98 votos, e o terceiro mais votado foi o procurador Hugo de Sousa Cardoso, com 82 votos.
Procuradoria-geral de Justiça
O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual, o seu mandato no cargo de Procurador-Geral de Justiça tem a duração, sendo permitida a recondução ao cargo.
A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da Instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.
Carreira profissional
Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Ele iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia. Ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade. E já foi Procurador Geral do Estado entre os anos de 2015 e 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.