A atual Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, venceu a eleição realizada nesse sábado (12) que definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral para o biênio 2021 – 2023. A lista dos três mais votados será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT), que terá o prazo de 10 dias para nomear o próximo chefe do Ministério Público do Estado do Piauí.
Carmelina Moura busca a reeleição ao cargo e ficou em primeiro na eleição, com 101 votos. Em segundo lugar ficou o procurador Cleandro Alves de Moura, com 98 votos, e o terceiro mais votado foi o procurador Hugo de Sousa Cardoso, com 82 votos.
Votação
Todos os procuradores e promotores de Justiça no efetivo exercício de suas funções puderam votar no pleito. Todos os 158 eleitores que estavam habilitados votaram. Cada eleitor poderia votar em até três candidatos, de forma plurinominal. Foram apurados 281 votos válidos, 187 votos brancos e 6 votos nulos.
Cargo
O procurador-geral de Justiça exerce a chefia do Ministério Público Estadual, representando-o judicial e extrajudicialmente. Entre as atribuições do PGJ, estão a gestão da política institucional e a execução orçamentária da instituição. Ao PGJ cabe também a presidência dos colegiados da Administração Superior: Colégio de Procuradores de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público. O mandato tem a duração de dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.