17 de mai. de 2021

Tripulantes de navio no MA estão em quarentena após caso variante indiana


navio MV Shandong da ZHI, que está ancorado no Maranhão, foi posto em quarentena no sábado após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com covid-19. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão sobre tripulante indiano do navio que deu entrada em hospital da rede privada de São Luís. A preocupação é que este pode ser o primeiro caso da variante B.1.617 emergente da Índia indentificada no Brasil.

No comunicado, a pasta estadual afirma ter sido alertada pela Anvisa após o paciente apresentar sintomas de coronavírus e dar entrada na rede hospitalar. "A Anvisa informou, ainda, que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais tripulantes", diz.Foi coletada amostra do paciente e encaminhada para o LACEN/MA para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas que realizará o sequenciamento genômico para identificar a variante da cepa.

A Anvisa também informou que o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento dos demais trioulantes

Sobre a variante B.1.617 emergente da Índia

A OMS classificou a variante B.1.617 (emergente da Índia) como uma preocupação global, alertando para o risco de maior transmissibilidade, tendo se disseminado em outros países, e características que poderiam tornar as vacinas menos eficazes.

A variante  B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...