O município de Cajueiro da Praia, onde estão localizadas as praias mais belas do Estado do Piauí, dentre elas a de Barra Grande, vive um dos seus piores períodos desde o início da pandemia de covid-19. Nas últimas semanas, a cidade passou a registrar um grande número de casos confirmados de Coronavírus, com registro de mortes semanais, como é o caso do coordenador do Projeto Peixe-Boi Francisco Galeno.
Nesta semana, veio a confirmação de vários casos de covid-19, na Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, dentre eles, o prefeito Felipe Ribeiro e a primeira dama, Clara Ribeiro. A sede municipal da prefeitura teve que ser fechada. O único posto de saúde da cidade está sobrecarregado e dezenas de pacientes com síndrome gripais buscam atendimento, aguardando resultado dos exames.A coordenadora do Samu de Cajueiro da Praia, enfermeira Susane Souza, usou as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas sigam as medidas de restrições, se protejam e evitem aglomerações. “Estou fazendo um apelo, porque estamos preocupados, assustados com o aumento no número de casos de covid-19. Não temos hospital, dependemos de outros municípios e nosso posto de saúde não conta com muitos leitos’, ressalta Susane.
Durante o mês de março o município conseguiu controlar a disseminação do vírus, com as barreiras sanitárias e a proibição de entrada de pessoas que não moram ou trabalham no município. Mas, devido à pressão e críticas que recebeu de alguns empresários, as medidas tiveram que ser reduzidas, passando a adotar apenas as medidas ditadas pelo Estado do Piauí. “A partir daí, passamos a usar as redes sociais pedindo as pessoas que tenham consciência, mas é um trabalho muito difícil. Agora, estamos registrando um aumento considerável de novos casos”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Joara Cunha.
O prefeito Felipe Ribeiro, que está em isolamento social, disse que em janeiro deste ano assumiu a gestão municipal com o compromisso de trabalhar para garantir a segurança sanitária de Cajueiro da Praia, mas confessa que vem enfrentando muitos problemas. “Vivemos em um santuário ecológico, um lugar que, atualmente, é visto como o maior potencial turístico do Estado do Piauí. Porém, necessitamos de apoio para que a população tenha um bom atendimento em várias áreas de serviços básicos, em especial, a saúde. No entanto, é preciso ressaltar que sozinho não temos como garantir tudo, necessitamos de um apoio. Nossa caminhada é diária, em busca de apoio do estado do Piauí”, enfatiza Felipe Ribeiro.
O prefeito ressalta ainda que desde quando assumiu a gestão municipal, vem garantindo as despesas de combate à pandemia somente com recursos próprios da prefeitura. Todo o montante, em torno de R$ 1.057.897,49, entre emendas e recurso de combate à pandemia, que foi repassado ao município em 2020 para atendimento e ações contra covid-19, foi usado pela gestão anterior. “Recebemos a prefeitura sem nada para investir em atendimento contra a Covid-19. E continuamos sem apoio financeiro, sofrendo desde janeiro os efeitos da segunda onda da doença e com vacinação lenta, pelo não envio de vacinas suficientes”, acrescenta Felipe.
Com um lockdown que surtiu efeitos em março de 2021, foi possível registrar a diminuição do número de casos de confirmados. A implantação do selo Turismo Responsável, o qual identifica e autoriza o funcionamento de pousadas, também foi muito importante. As empresas passaram a seguir nossas orientações de combate ao COVID-19, e foram adquiridos novos testes. Mas, os números do final de abril e começo de maio voltam a subir com registros de 20 a 30 atendimentos diários com pacientes com síndrome gripal que chegam ao posto de saúde.
O momento difícil que Cajueiro da Praia vive hoje por conta do aumento no número de casos de covid-19 preocupa a gestão municipal, pois o município continua recebendo visitantes, e mesmo com os alertas, realização de testes rápidos, não existem medidas mais rigorosas, pelo fato do município não ter estrutura para bancar barreiras sanitárias, testagem em massa e fiscalização diária. Atualmente, somente dois policiais ficam responsáveis pelo turno de policiamentos no município. A cidade segue o decreto estadual, que flexibilizou várias atividades, esta semana.
Ascom PMCP



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.