Um erro de uma enfermeira levou uma jovem a tomar seis doses da vacina da Pfizer-BioNTech, contra a Covid-19, de uma só vez. O caso aconteceu no domingo (09), na cidade de Massa, na Itália. A enfermeira que atendeu a moça administrou na paciente um frasco inteiro do imunizante, quantidade que poderia ser destinada a seis pessoas.
A jovem italiana não teve o nome revelado, mas é estagiária em psicologia clínica e tem 23 anos. Ela teve que ficar internada sob observação em um hospital na região de Toscana, segundo a agência de notícias AGI.
"Parece bastante evidente que houve um erro grosseiro dos que administraram a vacinação da minha filha. Erro que, aliás, foi imediatamente admitido pelo pessoal de saúde e médicos presentes no momento da injeção. Agora, tudo o que resta é esperar que não haja reações adversas graves", ressaltou a mãe da jovem, sem se identificar, em entrevista ao jornal La Nazione.
A mulher ainda destacou que toda a família "é absolutamente a favor da vacinação".
"A minha filha aderiu à campanha de forma convicta. O problema, nesse caso, não está relacionado à vacina em si, mas ao preparo incorreto, que fez com que ele recebesse seis doses da Pfizer", afirmou.
A Pfizer já realizou testes sobre efeitos de uma possível overdose da vacina, mas a experimentação avaliou apenas o uso de quatro doses. O erro na Itália é provavelmente inédito e ainda precisará ser analisado. Uma situação semelhante ocorreu na Alemanha, quando uma pessoa recebeu cinco doses. Um relatório sobre o caso foi enviado à Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e a polícia investiga a ocorrência.
Com informações de O Globo e Agências Internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.