De acordo com o boletim do CPRM, “o rio Marataoan - em Barras - registrou às 06h45 de hoje (20) a cota de 3,78 m, ou seja, 8 cm acima da cota de alerta”. No momento, para o rio Marataoan “a tendência é que o nível se estabilize nas próximas 8 horas e fique com valores em torno de 3,79 cm; ainda abaixo da cota de inundação (420 cm)”.
Já o rio Longá – em Esperantina -, que também está acima da cota de alerta, “o nível se elevará um pouco antes de começar a descer nas próximas 8 horas”. “A cota atual (do rio Longá) é de 6,92 m (52 cm acima da cota de alerta). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 6,40 m, no limiar da cota de alerta (6,40 m)”.
Outros rios
O nível do Rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, está em situação de normalidade.
O rio Parnaíba nas Cidades de Floriano-PI/Barão de Grajaú-MA e Teresina-PI/Timon-MA também apresentam os níveis abaixo da cota de atenção, portanto, dentro da normalidade.
O rio Poti em Teresina "está com uma cota atual de 2,33 m e previsão de elevar o nível devendo, dessa forma, nas próximas 10 horas, chegar à cota de 2,42 m”.
Recomendações
Ao emitir o boletim, o CPRM recomenda que “os órgãos envolvidos com a salvaguarda das populações ribeirinhas às margens dos rios Marathaoan e Longá, especialmente no município de Barras e Esperantina, passem a também acompanhar a evolução das condições dos rios, bem como iniciem o planejamento de ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais caso os rios venham a atingir cotas acima do nível de inundação”.
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.