Blog do Pessoa: Governadores do Nordeste pedem a Bolsonaro inclusão de policiais e professores no PNI


31 de mar. de 2021

Governadores do Nordeste pedem a Bolsonaro inclusão de policiais e professores no PNI

Os governadores do Nordeste enviaram ofício ao presidente Jair Bolsonaro pedindo uma adaptação no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Brasil para que sejam incluídos profissionais de segurança e da educação como grupos prioritários na vacinação contra a covid-19. Os governadores alegam que os policiais atuam na linha de frente contra a covid-19 e que, com a imunização dos professores, o longo período de aulas remotas pode ser superado.

"É incontornável a urgência de adaptarmos o Plano Nacional de Imunização do Brasil, historicamente reconhecido por sua eficiência e qualidade, às condições especiais que enfrentamos neste contexto de pandemia prolongada", diz trecho do ofício, assinado pelo governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, e pelos governadores Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe).

Os governadores pedem que a mudança no PNI seja apreciada na Comissão Intergestores Tripartite e que a medida se torne uma regra nacional.

"Considerando que os profissionais do Sistema de Segurança Pública vêm trabalhando diuturnamente na linha de frente do combate à COVID-19 e na garantia da segurança da população; e que a garantia da saúde dos profissionais da Educação, seja da rede pública ou privada, é fundamental para superarmos esse período prolongado aulas não-presenciais e consequente queda na qualidade, o Consórcio Nordeste apresenta pedido para que seja apreciado na Comissão Intergestores Tripartite a adoção de regramento nacional excepcional para que os profissionais da ativa da segurança e educação sejam incluídos na prioridade das prioridades, estabelecendo critérios de acordo com a disponibilidade de vacinas e regras do PNI", explica o documento.

Os gestores pedem que a proposta seja analisada de forma imediata para garantir a imunização dos profissionais.

"Os governadores dos nove Estados da Região, pedimos que haja imediata análise de nossa proposta para que possamos proteger profissionais da ativa de Educação e Segurança do Brasil e, assim, proteger de maneira mais eficiente todos os alunos e alunas e, claro, todos os brasileiros e brasileiras. O Consórcio Nordeste se soma a todas as autoridades públicas de nosso país na busca de soluções para a erradicação de tão terrível pandemia. Nessa condição e certo de vossa compreensão, colocamonos inteiramente à disposição para a realização de eventuais reuniões ou esclarecimentos", diz o ofício.

Além do presidente Jair Bolsonaro, o ofício foi encaminhado também para o ministro da educação, Milton Ribeiro e para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiras.

Decreto inclui professores, policiais e bombeiros no Piauí

Nesta terça-feira (30), o governador Wellington Dias assinou decreto autorizando a inclusão de professores, policiais e bombeiros no grupo  prioritário para vacinação contra a Covid-19.

“Assinei decreto em que classificamos atividades de segurança e também de educação como atividades não apenas essenciais, mas prioritárias na ordem de vacinação. O fato é que havia um pleito com os nossos gestores na área da segurança, da bancada federal com os deputados Rejane Dias e Fábio Abreu, bancada na Assembleia Legislativa, destaco aqui o deputado Carlos Augusto e deputado João de Deus”, disse o governador. 

Cerca de três mil policiais serão vacinados em Teresina e interior do estado.

Veja o ofício do Consórcio Nordeste enviado ao presidente Jair Bolsonaro



Hérlon Moraes

herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...