(Imagem ilustrativa) |
Dos 2.072 vereadores eleitos nos municípios piauienses em 2020, apenas 417 são do sexo feminino. Isso significa que as mulheres representam apenas 20,1% do total de parlamentares eleitos para as câmaras municipais do Piauí. Os dados fazem parte do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, produzido pelo IBGE.
A proporção de vereadoras cresceu no Piauí: em 2016, elas eram apenas 16,9% do total de eleitos. Ainda assim, o índice de 20,1% obtido em 2020 está longe de representar a população feminina do estado, já que as mulheres compõem 51,8% do total de habitantes do Piauí, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019.O cenário é ainda pior em outros 23 estados do país, que têm proporções de vereadoras inferiores ao Piauí. O terceiro maior índice de mulheres eleitas para as câmaras municipais em 2020 é do Piauí, atrás apenas do Acre (20,8%) e do Rio Grande do Norte (21,8%). A menor proporção é do Rio de Janeiro, onde apenas 9,8% dos parlamentares municipais são mulheres. Considerando todo o Brasil, somente 16% dos vereadores eleitos são do sexo feminino.
A representatividade melhora na Câmara dos Deputados: 40% dos deputados federais piauienses em exercício em 2020 eram mulheres. Em números absolutos, 4 dos 10 parlamentares em atividade eram do sexo feminino. O Piauí também tem a terceira maior proporção de deputadas federais, atrás apenas do Distrito Federal e do Acre, ambos com 50%.
A realidade do Piauí contrasta com o percentual do Brasil, pois, considerando todo o país, apenas 14,8% dos deputados federais em exercício eram do sexo feminino. O menor índice é de Pernambuco, onde 4% dos parlamentares eram mulheres. Amazonas, Maranhão e Sergipe não tinham nenhuma deputada federal em exercício em 2020.
Fonte: Com informações da Ascom/IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.