Mesmo nesse momento de Pandemia, onde os cidadãos aguardam ansiosamente pela vacinação, os criminosos ainda tentam aplicar golpes na população, principalmente, via WhatsApp. O próprio Ministério da Saúde afirmou que não liga e não envia SMS para que os cidadãos se cadastrem para tomar a vacina contra covid-19. O alerta foi feito pela pasta em 14 de janeiro, em nota e nas redes sociais oficiais.
O novo golpe funciona da seguinte forma: um número desconhecido envia uma mensagem ou faz uma ligação se passando por um representante do Ministério da Saúde, para realizar o agendamento da sua vacinação. Em seguida, pede-se a confirmação de um código enviado para o seu telefone via SMS, que dá acesso ao golpista as suas mensagens, mídias e etc. Outro golpe semelhante foi feito no início de 2020, dessa vez, envolvendo o auxílio emergencial.
A vacinação contra o Covid-19 será igual as outras, como a da gripe ou da febre amarela, por exemplo. A pessoa vai aos postos de saúde, ou pontos utilizados em campanhas de imunização, e lá será identificada e cadastrada na hora. Não precisa cadastro prévio no posto de saúde, nem no aplicativo “Conecte SUS Cidadão”. O aplicativo só facilita a identificação no momento de tomar a vacina.
Vale ressaltar, que não temos informação sobre nenhum caso envolvendo esse golpe em Parnaíba, a equipe do Portal PHB em Nota informa aos cidadãos, apenas, com o objetivo de prevenção e se caso vir a ocorrer, orientasse que não seja fornecido qualquer dado e que denuncie às autoridades competentes.
Da redação do Portal PHB em Nota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.