Em ofício ao STF, Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (13) que o governo “não possui estoque disponível” de seringas e agulhas para a campanha de vacinação contra a covid-19. De acordo com o documento, 7 estados não têm nem mesmo para as doses iniciais, para grupos prioritários.
Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
Conforme o documento, o estado do Piauí é um dos cinco entes federativos que não informaram o atual estoque de seringas e agulhas disponíveis para serem utilizados no início da campanha de vacinação.
“Os estados de Amapá, Bahia, Pará e Piauí não encaminharam as informações relativas aos estoques, motivo pelo qual foi utilizado a informação constante no sistema SIES”, diz o ofício.
O documento foi enviado pelo órgão para cumprir decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que havia determinado que o Ministério da Saúde comprovasse o estoque dos insumos.
A pasta afirmou que os Estados correm risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação das vacinas.
Em uma análise mais detalhada, observando o estoque de cada estado, verifica-se que apenas os Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina não teriam estoque suficiente para suprir essa demanda inicial, caso houvesse a disponibilidade imediata das 30 milhões de doses [da vacina contra a covid-19]”, disse o ministério.
Segundo a pasta, a aquisição desses produtos é normalmente feita pelos Estados.
“Com relação à comprovação dos estoques dos referidos insumos, cumpre-nos informar que, via de regra, as aquisições são realizadas pelos próprios Entes federados, cabendo à União o fornecimento dos imunobiológicos necessários para a execuções das ações de imunização. Por esse motivo, este Ministério não possui estoque disponível para a realização da referida campanha de vacinação”, diz trecho do documento.
O que diz a Sesapi
Contrariando o que foi divulgado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Piauí afirmou possuir estoque suficiente de agulhas e seringas para o início da vacinação no estado. De acordo com o órgao cerca de 200 mil seringas e agulhas começarão a ser distribuídas em todo o estado para serem utilizadas na primeira fase da imunização contra o coronavírus.
A estimativa do órgão é que até o próximo dia 16, sejam entregues as seringas e agulhas necessárias para a primeira etapa de vacinação. Os suprimentos serão distribuídos nas dezesseis centrais de frios espalhadas pelo Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.