14 de jul. de 2020

Excesso de gases pode causar dores similares ao infarto; saiba como evitar.

Dores no peito e até falta de ar. Muitas vezes associados ao infarto, estes sintomas podem ser causados pelo excesso de gases no organismo. Resultado do processo de digestão dos alimentos — do momento em que levamos o alimento à boca até o último segmento do intestino —, seu acúmulo provoca inchaço e pode causar compressão de alguns órgãos. Essa compressão é sentida na forma de dor no peito e cólicas.
O que pode ser a dor no peito | Saúde Avaí
"Faz parte do dia a dia de pacientes hipertensos, diabéticos, obesos com antecedente pessoal ou diagnóstico de insuficiência coronariana ou com qualquer risco de ter um infarto se preocuparem com a possibilidade de terem um evento cardiovascular. E a dor no peito causada pelos gases pode ser confundida", explica Sérgio Araújo, médico gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Mas, em muitos casos pode ser somente excesso de gases. "Para descartar essa possibilidade é importante o acompanhamento médico", continua.

Os gases estão presentes em alguns alimentos — como por exemplo os refrigerantes — e hábitos como fumar e mascar chicletes. Além disso, ao levarmos a comida até a boca, engolimos ar, que vai para o estômago e intestino. "Por último, dentro do nosso corpo eles são formados durante a fermentação dos alimentos por bactérias do intestino", afirma Araújo.

A fermentação ocorre para retirada das vitaminas e sais minerais dos alimentos. Leite e seus derivados (como queijos e iogurtes), verduras de folhas largas (couve e repolho, por exemplo) e carboidratos como o feijão fermentam mais durante o processo de digestão. 



Edição: Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...