Os números ainda causam susto na população, Parnaíba é o município do Piauí que mais registrou casos da COVID 19 nos últimos dias, atrás apenas da capital Teresina.
Até poucos dias, era o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde o único a oferecer uma estrutura considerada modelo para atender os casos da doença. A prefeitura de Parnaíba anunciou no mês de abril a criação de seu hospital de campanha, mas diante de inúmeras dificuldades no mercado, só agora conseguiu colocar para funcionar a estrutura.
O Hospital Nossa Senhora de Fátima foi preparado para atender casos de estabilização e internação em UTI´s. De acordo com a secretária de saúde Rejane Moreira equipes foram contratadas para dar suporte aos casos registrados diariamente, e até aqueles em que pacientes não precisam da estrutura hospitalar, sendo acompanhados por equipes via telefone em sua própria casa.
No último fim de semana o governo federal enviou 10 aparelhos de respiração mecânica, somados aos 5 também enviados pela SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde), hoje o Hospital Nossa Senhora de Fátima oferece o segundo maior suporte de atendimento para os mais de 1 mil casos registrados até aqui.
A pandemia do novo coronavírus trouxe lições que precisam ser levadas em consideração, uma delas, é a de que a união política em favor de uma causa, apresenta resultados esperados por muitos, mas que só são concretizados a boa política. E nesse contexto vale destacar o empenho do governo do estado, prefeitura de Parnaíba e dos representantes do poder legislativo.
Mas é preciso aumentar a fiscalização, e evitar que prefeituras de estados vizinhos possam sobrecarregar um atendimento que já tem suas limitações. Com casos já vistos no país de governos que fizeram o mal uso de recursos públicos alegando gastos com a pandemia, é o cidadão o mais eficiente fiscal nesse momento.
Fonte: Blog do Tiago Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.