Nos últimos meses vem crescendo os relatos de pessoas que conhecem ou são vítimas do chamado “GOLPE DO MOTOBOY”:
Nesse golpe, a pessoa recebe uma ligação de alguém que se apresenta como funcionário do banco, alegando que o cartão de crédito foi CLONADO e precisa ser substituído. Em seguida é solicitada a digitação da senha no celular e depois que seja quebrado ao meio o cartão supostamente clonado. Ou o golpista pede para a vitima ligar para o banco, mas segura a linha e a vítima continua falando com o golpista. Depois, o golpista informa que um motoboy buscará o cartão inutilizado. Com o chip e os dados do cartão em mãos, os golpistas fazem compras em nome da vítima.
DICAS PARA EVITAR O GOLPE⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Bancos não entram em contato por telefone solicitando senhas, códigos de acessos ou outras informações pessoais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Não informe suas senhas a ninguém, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco ou da administradora de cartões Lembre-se de que bancos não enviam motoboys ou funcionários para retirar cartões. Também não pedem a devolução deles.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Caso receba uma ligação suspeita, desligue e, a partir de outro telefone, entre em contato com a central de atendimento pelos telefones indicados no site do banco ou no verso do cartão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Outra opção é ligar diretamente para o gerente Sempre que for descartar um cartão, lembre-se de cortar o chip e a tarja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.