Povoado Gameleira: Ao fundo as dunas da Lagoa do Foto: André Carvalho do PHB Drones |
Têm chegado ao Jornal da Parnaíba diversas denúncias de que estão cercando as margens do Rio Gameleira, um dos rios da bacia que deságua na Lagoa do Portinho. A denúncia parte principalmente de pescadores das proximidades da lagoa do povoado Gameleira. Segundo esses pescadores está cada dia mais difícil a atividade naquela região, pois com as cercas fica quase impossível chegar a lagoa sem ter que invadir as cercas.
Fica aqui o alerta para que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR tome providências para evitar que pessoas se apossem das margens do rio e da lagoa da Gameleira.
Povoado Gameleira: Ao fundo as dunas da Lagoa do Portinho Foto: André Carvalho do PHB Drones |
Rio e Lagoa da Gameleira
Essa lagoa do município de Parnaíba fica a 8 km da BR 402 que liga Parnaíba (PI) a Chaval (CE). As águas da lagoa do Povoado Gameleira deságua no Rio Portinho que abastece a paradisíaca Lagoa do Portinho.
Lagoa do Portinho
A Lagoa do Portinho é um manancial costeiro localizado entre os municípios de Parnaíba e Luiz Correia e apresenta uma área de aproximadamente 5,62 km², estendendo-se por 9 km no sentido Norte-Sul, com largura variável entre 0,2 e 1,6 km. Estende-se pela zona rural dos municípios de Parnaíba e Luiz Correia abrangendo os povoados do Carpina, Gameleira, Portinho, Cearazinho e Santo Antônio.
Lagoa da Gameleira em Parnaíba
A lagoa do Portinho é abastecida pelos Rios/Riachos Portinho, Brandão, Marruás, Gameleira, Braz, São Miguel, Mundo Novo e outros. Com exceção do Rio Portinho, todos os demais rios são intermitentes, apresentando no período da estiagem, leitos completamente secos.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.