29 de mai. de 2020

Coren denuncia qualidade das máscaras distribuídas aos profissionais de saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) notificou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) devido a qualidade das máscaras descartáveis distribuídas para os profissionais nos hospitais e unidades básicas de saúde de Teresina. De acordo com o Coren, as máscaras (máscara descartável tripla com elástico) não seguem as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“O Coren recebeu várias denúncias em relação a essas máscaras cirúrgicas […] diante de uma amostra dessa máscara e das denúncias, encaminhamos à diretoria de vigilância sanitária do estado, na qual respondeu ao nosso ofício colocando que, mesmo sendo dispensado alguns documentos para confeccionar uma máscara dessa, ela tem que seguir as recomendações da nota técnica que coloca que a máscara deve ter uma camada interna e outra externa, um elemento filtrante e um clipe nasal com maleabilidade para se adaptar ao rosto do profissional. Essa máscara não fornece isso”, disse Tatiana Melo, presidente do Coren-PI. 

Ela diz que as máscaras não oferecem proteção aos profissionais de saúde, deixando-os vulneráveis a infecção. Diante da situação, a presidente do Coren-PI conta que recomendou a todas as instituições de saúde do município para que os profissionais de saúde não utilizem a máscara. 

Por meio de nota, a FMS informou que o caso foi pontual e que a mencionada máscara possui registro na Anvisa desde abril de 2020, conforme consta no despacho. A nota esclarece também que esse tipo de máscara foi adquirida porque na época era o modelo disponível para a compra, tendo em vista as dificuldades de aquisição de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) devido à pandemia da Covid-19.(Graciane Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...