O porta-voz da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tarik Jasarevic, lançou um alerta nesta terça-feira (31/03) sobre o uso indiscriminado de máscaras pelas pessoas que não querem se infectar pelo novo coronavírus, garantindo que possa haver uma falsa sensação de segurança. A reportagem é do R7.
"O uso não é requerido para pessoas saudáveis. Ao invés disso, as pessoas com sintomas é que devem usá-las, para proteger os demais, assim como os que cuidam dos doentes em casa e estão mais expostos ao vírus", explicou o representante da entidade.
Jasarevic reforçou uma orientação que foi dada ainda no início da propagação da covid-19, de que há outras formas mais eficazes de prevenção.
"O uso de máscaras, em si, não garante a proteção, se não for combinado com outras medidas. O problema é que as pessoas que a utilizam podem ter um falso sentimento de segurança e esquecer de outros atos essenciais, como lavar as mãos", explicou.
O porta-voz da OMS ainda lembrou que, se o aparato não for bem colocado no rosto, o portador pode ter a tendência de tocar mais frequentemente a face, permitindo que o vírus entre no organismo pelas mucosas dos olhos, nariz e boca.
Jasarevic, além disso, lembrou também que as máscaras - fundamentais para alguns grupos - estão em falta em vários países. O que reforça o argumento para pedir que pessoas saudáveis que não estão convivendo com doentes, evitem utilizá-las.
De acordo com os dados mais recentes da OMS, 693.224 foram infectadas em todo o planeta pelo novo coronavírus, e mais de 33 mil morreram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.