25 de abr. de 2020

HOMENAGEM IN MEMORIAM - SEU JOÃO CLAUDINO

Hoje o Piauí e o mundo dos negócios perdeu um de seus mais arrojados empreendedores, JOÃO CLAUDINO FERNANDES ou simplesmente “seu João” como era carinhosamente chamado por todos. Eu, em particular, perdi uma pessoa que sempre me apoiou em meus ventos e que tinha uma atenção espacial comigo. Conheci seu João ainda na década de 1980 quando fui trabalhar com o Dep. João Silva em Teresina e sempre íamos visita-lo lá na rua João Cabral.
No inicio dos anos de 2000, quando passei a trabalhar na organização e realização de ventos esportivos, sempre que eu o procurava em busca de patrocínio ele nunca me faltou: mandava imprimir na gráfica HALEY todo o material gráfico dos eventos e na Guadalajara (ONIX) mandava confeccionar a parte de vestuário da equipe de organização e dos competidores – tudo de primeira qualidade.
Em 2012 voltei a morar em Teresina para gerenciar um restaurante no Teresina Shopping, foi quando passei a conviver diariamente com ele. Muitas noites, já depois do fechamento do restaurante, ele me ligava querendo saber se ainda seria possível servi-lo alguma coisa e eu sempre atendia com o maior prazer...um de seus pratos preferidos era macarrão com farofa, isso mesmo, apenas macarrão e farofa. Ele me chamava para sentar à mesa com ele e ali ficávamos conversando por um bom tempo.
Ele sabendo que para eu ir morar em Teresina havia deixado meus negócios em Parnaíba nas mãos de terceiros, certa vez me perguntou “meu filho como estão seus negócios em Parnaíba?” eu respondi que Parnaíba era uma cidade difícil, onde o dinheiro não corria, então, ele de forma bem humorada disse “essa é acidade boa pra se ganhar dinheiro, pois se ele não corre a gente pega ele” rsrs
Nesse período em que eu trabalhava no Teresina Shopping, meu pai em visita aos Lençóis Maranhenses foi acometido de um infarto e foi internado na UTI do hospital de Barreirinhas, com a recomendação de que fosse transferido para um hospital de referência em tratamentos do coração o mais rápido possível. Fui falar com o seu João se ele poderia me ajudar com o avião para fazer esse traslado até São Luís ou Teresina, ele só me fez uma pergunta “você sabe se lá baixa um avião a jato? Porque tenho dois aviões e como se trata de uma emergência posso mandar o mais rápido” respondi que iria me informar e voltaria a falar com ele. Esperando uma decisão dos médicos que atendiam o meu pai em Barreirinhas, demorei a lhe dar um retorno, até que por volta das 22:00h ele foi pessoalmente me procurar e dizer que já estava tudo pronto com os aviões, qualquer que fosse, era só ligar para a tripulação que já estava autorizado e me passou o telefone do comandante. Depois de muita discussão com os médicos em Barreirinhas eles decidiram que só liberavam a remoção se fosse em um avião UTI...falei com um médico amigo em Teresina e ele disse que poderia montar alguns equipamentos de UTI no avião. Os médicos em Barreirinhas insistiram que só liberariam se fosse em um avião homologado como avião UTI NO AR. Na manhã seguinte, por não haver ligado para o comandante, seu João voltou a me procurar pois havia surgido, também, uma emergência na sua família: o sogro de um de seus filhos estava muito mal, se não me engano, em uma cidade do Ceará, e ele tinha que usar um dos aviões, mas que o outro continuava à minha disposição. Então, expliquei que os médicos não haviam autorizado a remoção em avião que não fosse UTI e agradeci pela disponibilidade e atenção. Ele respondeu dizendo que se houvesse alguma mudança o avião estava à minha disposição...mais uma vez agradeci! Estou relatando esse fato para deixar registrado a pessoa atenciosa e de bom coração que era o seu João. Meu pai foi transferido para São Luís onde foi submetido a uma angioplastia e colocou cinco stents no coração e, segundo os médicos, ficou melhor que antes. Isso foi em 2013, e agora no último dia 10 de março ele completou 80 anos gozando de excelente saúde, graças a Deus!
Quando estava em exibição o filme “Gonzaga de pai para filho” o seu João fez uma sessão especial só para ele e alguns amigos lá no cinema do Teresina Shopping, antes da sessão ele passou lá no restaurante e me puxou pelo braço para acompanha-lo ...assisti sentado ao seu lado e o tempo todo ele ficava comentando contando episódios da vida dele que tiveram a participação do Rei do Baião – foi emocionante!
No final de 2013 retornei à Parnaíba para cuidar dos meus negócios e, mesmo sem “o dinheiro correr” eu ainda não consegui pega-lo. Acho que no ramo dos negócios você precisa ter um certo “tino” comercial que vem do berço, independentemente de sua origem. Era esse TINO que o seu João tinha e que foi o grande responsável pelo seu sucesso. Após voltar residir em Parnaíba, passei um bom tempo sem ir a Teresina e perdi um pouco o contato com ele. A última vez que estive com o seu João foi por ocasião da inauguração do Parnaíba Shopping, quando me dirigi para cumprimenta-lo ele me deu um abraço e me perguntou, citando o meu nome “Joca, por que não tens mais ido a Teresina?” eu respondi dizendo “o senhor ainda lembra o meu nome...” Então ele disse “É o mesmo nome do meu pai – Joca Claudino”
Sempre que seus parentes vinham em visita ao litoral eu recebia um telefonema, indicado por ele, solicitando os meus serviços de turismo para recepciona-los, ao final apresentava as despesas na loja do Paraíba aqui em Parnaíba e recebia o pagamento imediatamente.
Nesse momento de perda para todo o Piauí quero deixar os meus mais cincerros votos de pesar para seus familiares, em especial, ao amigo João Vicente. Que DEUS em sua infinita bondade possa confortar os corações de todos e, ao seu João, que lhe seja reservado um bom lugar no reino dos céus. Pois, se aqui na terra, ele fez “Sucesso em Qualquer Lugar” no céu ele também irá brilhar. 


OBRIGADO POR TUDO SEU JOÃO, VÁ COM DEUS!

Parnaíba, PI. 24 de abril de 2020
Joaquim Vidal - JOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...