De acordo com a nota, no Piauí, até o dia 13 de março de 2020 foram notificados 15 casos suspeitos para COVID-19, sendo que destes, sete (55,5%) foram descartados e oito (44,4%), seguem sob investigação. Os municípios de residência dos casos suspeitos são Teresina, São Miguel do Tapuio, Picos e Parnaíba. Destes, 12 viajaram para países com foco da doença e três são contatos locais.
Veja na tabela abaixo a distribuição dos possíveis casos da doença nos municípios acima citados:
Repercussão na Câmara de Parnaíba
Durante sessão ordinária realizada na última quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa (DEM) apresentou o Requerimento de N° 143/2020 para que fosse encaminhado ofício à direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) para que a mesma se manifeste publicamente sobre a possível internação de um paciente com coronavírus.
Durante o debate da matéria, alguns parlamentares ligados ao Governo do Estado rebateram a necessidade da propositura de Carlson. Freneticamente teve vereador que chegou a insinuar que a propositura seria para “alardear algo inexistente”. Entretanto, o próprio Governo do Estado divulgou a referida nota com um caso suspeito no litoral, comprovando o compromisso do vereador Carlson Pessoa, que está sempre atento às causas do município. O requerimento foi aprovado, mas até o momento a Casa de Leis não recebeu nenhuma resposta do Heda.
Prevenção e cuidados
Se você está com sintomas da doença, que se caracterizam por febre, tosse, dificuldade para respirar e engolir, produção de escarro, dor de garganta e coriza e/ou viajou para um País de transmissão da doença ou se sabe de alguém com esses sintomas, notifique o Cievs-Piauí pelo telefone (86) 3216-3606 / Plantão: (86) 9 9466-4030 ou através do email: cievs@saude.pi.gov.br.
Por Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.