Durante as manifestações pelo aniversário do governador Wellington Dias (PT), na manhã de ontem (05), em Teresina Piauí, a grande surpresa foi a presença de José Dirceu, uma espécie de ícone do petismo.
E lá, além da presença, a declaração foi mais surpreendente. Ele disse que, para concorrer às próximas eleições presidenciais, a esquerda tem três nomes: Haddad, Wellington Dias e Flávio Dino, atual governador do Maranhão.
A surpresa maior foi a falta de garra para continuar na defesa da candidatura de Lula. Parece que José Dirceu está viajando o Brasil para montar um projeto da esquerda que visa apresentar um candidato competitivo para tentar impedir uma quase certa reeleição de Jair Messias Bolsonaro.
Como pouca gente acredita na candidatura de Lula, ele parte na frente com uma proposta mais consistente e mais realista, abrindo um leque de pensamento nacional para novos nomes na disputa presidencial.
Como se sabe, há realmente uma dificuldade grande da candidatura do ex-presidente. E, Dirceu, como articulista que sempre foi, principalmente do PT, se apresenta novamente no processo para protagonizar uma nova fase do movimento esquerdista.
Durante conversas com jornalistas, Dirceu não disse se há erro ou não na trajetória da esquerda. Evitou falar dos fracassos e teceu críticas violentas ao governo atual. Mas, o fato realmente importante é que de certa forma ele excluiu a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.(Feitosa Costa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.