Numa tentativa vexatória de defender e camuflar o caos generalizado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), o secretário municipal de Saúde de Cocal e enfermeiro do hospital, Taylon Andrades, usou as redes sociais na tarde deste domingo (16), para disparar ataques contra a imprensa parnaibana e, ao mesmo tempo, buscar transferir a responsabilidade e atribuição do Estado para o município de Parnaíba.
Errando propositadamente, Taylon Andrades cobrou do Pronto Socorro Municipal de Parnaíba (PSM), a disponibilização de serviços de apoio diagnóstico, como Aparelho de Raio X, Eletrocardiograma e exames laboratoriais, serviços esses que devem ser prestados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Diante de tais informações infundadas, a secretária municipal de Saúde de Parnaíba, Rejane Moreira refutou as incoerências e lembrou que média e alta complexidade são de responsabilidade do Estado e não do município.
“Não se recebe no PSM pacientes graves. Um PSM é para pequenos atendimentos. Quem por Lei deve receber urgência e emergência é o Heda. Trabalho lá desde quando inaugurou e sei de todas as passagens de gestões. Estou lá desde 1991, quando Mão Santa inaugurou a unidade como hospital do município e, em 2003, passou para o Estado exatamente por não ser obrigação do município. Trata-se de Gestão Plena em Saúde, ou seja, urgência e emergência é com o Estado. O Heda é porta aberta REGIONAL! Dificuldades na saúde todos os municípios têm e você como secretário de saúde sabe sua realidade”, disse Rejane.
Pode afirmar que, na função de secretário de Saúde, Andrades acaba sendo um “gerenciador de ambulâncias”, uma vez que quase toda demanda de Cocal ele envia para Parnaíba ou Teresina. Ou seja: o referido secretário de Cocal é tão incompetente na gerência de sua pasta que defende a incompetência do Heda de Parnaíba. Ressalva-se ainda que o referido secretário embasa sua defesa em favor dos desmandos do Estado em virtude de interesses políticos, uma vez que o mesmo é pré-candidato a vereador em Parnaíba no grupo do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto(PT), faz parte. Por aí já nota-se a falta de credibilidade que envolve o pré-candidato.
Como escape, ele usa de ataques chulos contra os órgãos de imprensa local e, em particular contra o Blog do Pessoa, que tem credibilidade e coragem para mostrar e cobrar os descasos criminosos cometidos no Heda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.