A governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa (PT), admitiu a possibilidade de decretar nas próximas horas estado de emergência no litoral, por conta do aparecimento de manchas de óleo em ao menos três praias e na região do Delta do Parnaíba.
Em entrevista à TV Cidade Verde, ela diz que aguarda relatório da Capitania dos Portos para decidir sobre o decreto.
“A partir do relatório que chegar é que vamos sentar com a equipe da Semar, com a nossa assessoria jurídica, a PGE, para saber se cabe o decreto”, diz.
Regina vai ainda conversar com os prefeitos das cidades litorâneas para saber do impacto do problema junto aos comerciantes e pescadores.
“Pedidos [para o decreto] têm muitos, por que a gente sabe que o principal interessado é o pescador. Embora não esteja interditada a pesca, ele fica com medo de pescar e não vender, como aconteceu no fim de semana”, avalia Regina.
O decreto é importante para que os trabalhadores tenham acesso a benefícios como a antecipação do Seguro Defeso.
Desde a semana passada, equipes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente, Ibama e ICMBio monitoram a costa piauiense. As praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal foram consideradas imprópria para o banho por conta da presença de óleo na areia e na água.
Um navio patrulha tem sido usado para monitorar a área, além de helicópteros e mergulhadores, que já confirmaram a presença de aproximadamente 1 tonelada de óleo na área do Delta.
Mais de 1,5 tonelada de óleo já foi recolhida desde a semana passada.
Fonte: 180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.