Desde as primeiras horas da manhã deste Feriado da Proclamação da República, equipes da Capitania dos Portos do Piauí, sob o comando do capitão Benjamin Dante Lima, atuam na limpeza de manchas de óleo que surgiram desde ontem (14), nas margens da Praia de Atalaia, em Luís Correia.
Veja o vídeo:
Conforme relata do capitão Dante, desde o dia 02 de setembro a Capitania dos Portos faz o monitoramento das praias do Piauí, sendo que até então nenhum perigo químico havia sido detectado. No entanto, com este novo episódio, eles começaram imediatamente a limpeza, contando com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Luís Correia (Semar) e do Corpo de Bombeiros.
“Em sua análise a Semar do Estado considerou a Praia de Atalaia imprópria para banho. Esta é uma medida preventiva para evitar o contato dos banhistas com este óleo que possivelmente pode trazer dados para a saúde ou para a pele”, informou.
Impacto direto no turismo
Na quarta-feira (14), a Semar do Estado emitiu uma nota informando a interdição da praia. A notícia de imediato provocou o esvaziamento de turistas na orla de Atalaia. Para os comerciantes que haviam se preparado para receber um grande público neste feriado, a decepção e prejuízo foram tremendos.
Uma vendedora de óculos e chapéu disse que ficou assustada ao chegar à praia e ver filas de carros e ônibus de excursão migrando para o Coqueiro e demais praias. “Esperávamos encontrar várias pessoas em Atalaia, mas para nossa decepção nos deparamos com esta notícia da interdição da praia. Somos autônomos e agora ficamos sem saber quando poderemos voltar a trabalhar”, lamentou a vendedora.
Comerciantes contestam nota da Semar
Em um áudio que circula em grupos de WhatsApp de Parnaíba e Luís Correia, a senhora Vânia, proprietária do Bar 70, conhecido empreendimento no litoral, desabafa e faz duras críticas ao governador Wellington Dias (PT), ao prefeito Kim do Caranguejo (PSB) e demais gestores públicos. Na análise dela, não há motivos para alardes.
“O governo estadual e municipal não investem no turismo do litoral do Piauí. Somos nós comerciantes que mantemos esta praia viva e agora somos apunhalados desta maneira”, desabafa.
Ouça o áudio:
Por Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.