Nos últimos meses, o consumidor piauiense pagou caro na conta de luz. A boa novidade é que nessa terça-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou um reajuste tarifário para a distribuidora Equatorial Piauí. A partir do dia 2 de dezembro, a conta de luz vai ficar 7,45 % mais barata em todo o Piauí.
A Equatorial Piauí atende 1,2 milhão de unidades consumidoras no Estado. O reajuste vai atingir residências e indústrias. Para o consumidor residencial, a redução é de -7.45 % e para as empresas a redução é de -7,16%.
A redução tarifaria aconteceu porque a Aneel fechou o acordo com bancos para antecipar a quitação de um empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras de energia a pagar o custo extra gerado pelo uso mais intenso de termelétricas. O pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR foram negociados com os bancos com o objetivo de cobrir o rombo de caixa das distribuidoras com a exposição involuntária no mercado de curto prazo. O empréstimo começou a ser pago pelos consumidores na conta de energia a partir de 2015, e seria quitado em abril de 2020, mas a quitação foi antecipada.
Fonte: Piauí Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.