Blog do Pessoa: Avançam tratativas para implantação radioterapia no Hospital Marques Basto


31 de out. de 2019

Avançam tratativas para implantação radioterapia no Hospital Marques Basto

O diretor-administrativo do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Marques Basto, Mirócles Véras, disse ao Blog do B. Silva que prosseguem todas as tratativas para a implantação, até o início de 2021, dos serviços de radioterapia em Parnaíba, naquele hospital. Segundo ele, há um convênio assinado entre o hospital e o Ministério da Saúde, “foi o primeiro assinado no Brasil, onde O Ministério tem o compromisso contratual de elaborar o Projeto, construir a área de radioterapia e fornecer o equipamento. Será um investimento de R$ 8,5 milhões, onde nós entramos com o terreno e vamos incorporar esse equipamento e esta sede ao patrimônio da Instituição, para fazer funcionar a radioterapia”, disse.
Ele disse também que, “de acordo com o cronograma que eles nos deram, em janeiro de 2021 estaria tudo sendo entregue. Semana passada, numa teleconferência com o pessoal do Ministério da Saúde e com a empresa que está elaborando o projeto, estivemos discutindo o projeto. Foi dito que o Ministério já está atrasado, infelizmente. Mas eu cobrei para que fosse feito outro cronograma, porque eu sei do anseio da população de Parnaíba e de toda a região norte, uma vez que só existe um serviço de radioterapia no Piauí, que é no Hospital São Marcos (em Teresina) e isso leva a população a sofrer muito indo pra lá. Não depende, portanto, da nossa instituição. Já estamos em contato com os profissionais, para assumirem os serviços. E isso não acontece de um dia para o outro. Estamos agora aguardando um posicionamento, mas acredito que  o Ministério vá apressar essas ações para que seja concluído o projeto definitivo, que agora faltam só detalhes, fazer a licitação e começar a obra”, pontuou Mirócles.
Ele informou também que esteve no Ministério da saúde há poucos dias e no que tange à questão da cirurgia cardíaca, “que nosso hospital já está apto a fazer, houve algumas questões burocráticas nas secretarias, mas eu acho que a qualquer hora dessas sairá a portaria e nós já estamos prontos. Inclusive recentemente foi feita uma simulação de cirurgia cardíaca aqui, com todos os profissionais e equipamentos. Então, com certeza a cirurgia cardíaca virá bem antes que se imagina”, destacou.
Mirócles salientou também, por outro lado, que os serviços de quimioterapia continuam funcionando no Hospital, com a internação de pacientes, cirurgias, aguardando só a radioterapia, para cuja estrutura “adquirimos um terreno, por trás do teatro Saraiva, na rua paralela à Padre Vieira, portanto, funcionará fora do hospital, a radioterapia, mas terá toda a estrutura necessária”.
Mirócles Veras finalizou dizendo ter certeza que Parnaíba já é um polo de saúde para toda a região, como já é um polo de educação. “Nós mesmos, a nossa instituição, está quebrando esse paradigma sobre a alta complexidade das pessoas terem que ir para Teresina. Nós somos o único hospital privado que tem duas UTIs, que tem uma parte de cateterismo, cirurgias de alta complexidade, na área de oncologia, neurologia, então, esses serviços que antigamente eram feitos em Teresina atualmente são feitos aqui. A gente precisa dos poderes públicos de uma forma mais forte, para fazerem um direcionamento desses pacientes para cá, porque, como existe o costume,  alguns ainda estão mandando pacientes para Teresina, sem necessidade.
 Fonte: Blog do Bsilva/Por Bernardo Silva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...