5 de set. de 2019

Comissão Eleitoral explica andamento do processo de escolha novos Conselheiros Tutelares


No primeiro domingo de outubro acontecerão as eleições que vão definir os novos integrantes dos Conselhos Tutelares de Parnaíba e de todo o Brasil. Os conselheiros serão escolhidos por meio de voto direto e secreto dos eleitores de cada município.
Na cidade de Parnaíba tudo está sendo organizado para essas eleições e todas as escolas já foram requisitadas para a instalação das seções onde vai acontecer a votação. As urnas eletrônicas utilizadas no dia da eleição serão montadas em vários locais do município.
Os candidatos estão habilitados a promoverem suas campanhas, inclusive orientarem que, a partir de 16 anos, todos podem votar na seção aonde normalmente votam e escolhem os candidatos políticos. O processo é o mesmo.
De acordo com presidente da Comissão Eleitoral, Ana Lúcia, toda a divulgação sobre a eleição no conselho tutelar está sendo feita. “Estamos utilizando todos meios de comunicação para que a a população seja informada sobre a eleição. Estamos usando o whatsApp, redes sociais, já temos entrevistas agendadas na TV Costa Norte e nas rádios”, disse. No total dos 35 candidatos que fizeram suas inscrições, houve duas desistências, 33 passaram por uma prova e 25 candidatos ficaram aptos a concorrer.
A eleição é bem parecida com a tradicional, aonde o candidato tem que ir para as ruas tentar convencer os eleitores a votarem neles. A Presidente falou ainda que cada candidato que realizar todo o trabalho de sua divulgação durante o processo eleitoral, tem que destacar a importância do conselho tutelar. O período de mandato dos eleitos será de 4 anos, de 2020 até 2024. Serão eleitos 5 candidatos para ficarem como titular e mais 5 como suplentes.
Diana Pires, que também é da Comissão Eleitoral, avalia como importante a participação da sociedade nesse processo de escolha dos conselheiros. Para ela, é um trabalho de grande relevância, “porque são eles que cuidam das crianças, para gente ter uma sociedade amparada. Por isso temos que fazer a melhor escolha dos candidatos. Vamos continuar a divulgação e buscar que todos possam ir votar”.
Graça Viana, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente possui uma vasta experiência no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Ela faz uma observação sobre processo de eleição. “É de suma importância para nossa sociedade porque, de acordo com ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), artigo 4, fala que é dever da família e da sociedade de cuidar das crianças com políticas públicas efetivas. E como a gestão atual está cumprido esse legado, eu desejo que continue. Todos os candidatos têm mostrados que querem fazer uma Parnaíba melhor, sem adolescentes nas ruas”.
Os eleitos deverão tomar posse em janeiro de 2020.
Eleição:
Quando: dia 06 de outubro
Horário: das 8h até 17h
Quem pode votar: cidadãos maiores de 16 anos. No dia do pleito é necessário levar título de eleitor e documento oficial com foto.
Texto e fotos: Camila Neto/ Bernardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...