27 de ago. de 2019

SENAI Piauí é destaque no prêmio “docente Top Lean 2019”

Podemos reduzir desperdício e aumentar a produtividade do aluno dentro do ambiente escolar? Para responder a essa pergunta, mais de 370 Instrutores de varias Unidades Operacionais do SENAI em todo o Brasil submeteram planos de aulas com propostas de situações de aprendizagem com adoção dos conceitos do Lean Manufacturing, adaptados a metodologia Lean Educacional, nas escolas da Instituição.
Neste sentido, no último dia 21 de agosto, foram apresentados os vinte melhores planos de aula, que receberam o Premio SENAI Docente Top Lean Ouro, durante evento do Lean Day. O docente Eduardo Moura, CFP Cândido Athayde, unidade operacional do SENAI-PI ficou entre os vencedores classificados e ainda no Top Lean 10. Vale ressaltar ainda que outros Instrutores classificaram-se no Top Lean Prata.
Para o Consultor Lean do SENAI/PI, Paulo Sérgio de Sales Pires, a metodologia Lean Educacional iniciou com uma parceria entre o Departamento Nacional e o Departamento Regional do SENAI/MG e depois se expandiu para todos os Departamentos Regionais, com o objetivo de repensar a pratica educacional nas escolas do SENAI, reduzindo desperdícios, como movimentação desnecessária e equipamentos ociosos, e aumentando a produtividade e o nível de aprendizagem. Já o evento Lean Day foi criado como forma de engajar os instrutores do SENAI na adoção do Lean Educacional, por meio do Premio SENAI Top Lean.
Para a Diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENMAI-PI, Sandra Ataíde, a implantação do Lean Educacional tem sido um sucesso em todo o Brasil, e os resultados do Piauí tem sido excelentes, no primeiro momento executado na área de Metalmecânica, onde houve uma diminuição muito significativa de movimentação dos alunos nas aulas praticas e diminuição das atividades que não agregam valor ao processo do ensino aprendizagem, aumentando as atividades que agregam valor ao ensino, consequentemente impactando direto no aumento de produtividade do aluno nas aulas práticas.
“O trabalho realizado no Piauí até o momento resultou em uma ampliação do numero de alunos por turma, pois o estudo realizado garantiu um balanceamento adequado no processo das aulas praticas diminuindo desperdícios como retrabalho, movimentação, transporte, espera excesso de processamento, garantindo ao aluno mais tempo em atividades que agregam valor ao ensino”, ressaltou Sandra Ataíde, informando ainda que. estão sendo finalizadas a implantação na área de vestuário, e o próximo passo será as áreas automotiva e alimentos.



Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...