21 de ago. de 2019

PSDB e PP decidem candidatura entre Kleber e Washington

Nesse quesito, Charles teria uma desvantagem: ainda que haja reconhecimento do trabalho da prefeitura em Teresina, a saúde não é bem avaliada em nenhuma parte do país. Daí, cabe muito ao diálogo entre Ciro e Firmino a escolha final. Os aliados de Ciro têm um argumento: poxa, Firmino tem potencial para ser o candidato do senador ao Karnak em 2022. Mesmo assim ele não abriria em favor de Washington? Não faria essa concessão?
Em entrevista à TV Cidade Verde, Ciro deu mais um sinal de sua preferência, ao dizer que libera Washington Bonfim para se “refiliar” ao PSDB e assim se transformar em candidato oficialmente tucano.
 Vai se afunilando o processo de escolha do candidato a prefeito de Teresina dentro do grupo atualmente à frente da prefeitura da capital, que têm à frente o PSDB e o PP. De certo modo, dois nomes se destacam entre as opções: Kleber Montezuma (PSDB) e Washington Bonfim (PP). Charles Silveira ainda corre por fora, mas o próprio presidente da Fundação Municipal de Saúde dá indicações de que não faz cavalo de batalha pela candidatura.
A escolha entre Kleber e Washington defende de dois fatores. O primeiro, as avaliações das pesquisas, em especial das pesquisas qualitativas. O segundo, o ajuste fino entre o líder do PSDB, o prefeito Firmino Filho, e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. Ciro tende mais a Washington. Firmino, a Kleber.
De posse de pesquisas qualitativas, tanto Firmino quanto Ciro afirma que o eleitor teresinense tende a ter preferência por uma candidatura técnica – e isso reforçaria os nomes de Kleber e Washington. Além do mais, a educação é apontada como a grande obra da administração municipal sob a batuta tucana. E aí outra vez os dois se destacam, já que ambos têm passagem pela Secretaria de Educação de Teresina.

Washington volta para Teresina em dezembro

Há quase dois anos Washington Bonfim mora em São Paulo. O afastamento de Teresina é uma das principais críticas que o ex-secretário recebe de potenciais aliados dentro da esfera de poder do Palácio da Cidade. Mas esse senão está prestes a acabar: Washington deve estar de retorno a Teresina já em dezembro. Para fazer a mudança de volta, ele apenas espera ter mais clareza sobre a escolha de seu nome como o candidato do time Firmino-Ciro.
Washington passou o final de semana na capital piauiense. E falou muito de política. Foi avisado por aliados próximos: se for mesmo candidato e quiser entrar para valer na disputa, não pode ficar tanto tempo longe. O mês de dezembro foi colocado quase como uma data-limite. O ex-secretário entende a cobrança. Mas precisa de algo mais que possibilidades para fazer o caminho de volta:não tem sentido largar o bom emprego que tem na capital paulista por uma simples aposta.
Fonte: Cidade Verde/Por Fenelon Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...