Blog do Pessoa: Prefeitura conclui debates do Orçamento Participativo 2020: Resultado positivo


31 de ago. de 2019

Prefeitura conclui debates do Orçamento Participativo 2020: Resultado positivo



Na avaliação do superintendente de Planejamento da Prefeitura de Parnaíba, professor Anísio Neves, foi muito positiva a participação popular nas discussões desta sexta-feira, na audiência pública do Orçamento Participativo 2020. Desde ontem, no auditório da Prefeitura, secretários e superintendentes municipais fazem exposições acerca dos resultados das ações de suas pastas durante este ano, ao tempo em que ouviram de representantes da sociedade civil organizada, sugestões, reivindicações e questionamentos.
Nesta sexta-feira(30), segundo dia das discussões, participaram da audiência pública os secretários de Saúde, Rejane Moreira, transporte e trânsito, Maurício Machado, Meio Ambiente e Setor Primário, Paulo Eudes e Infraestrutura e Serviços Urbanos, Gracinha Moraes Sousa. Todos prestaram contas do que fizeram durante o ano, fizeram projeções para 2020 e responderam aos questionamentos de alguns populares que se manifestaram na ocasião.
O assessor técnico da Secretaria de Saúde, Carlos Barros, fez uma ampla exposição acerca do organograma e da atual situação da secretaria de saúde, seguido da secretária Rejane Moreira, que expôs acerca dos avanços e perspectivas do setor. Uma das deficiências citadas, por exemplo, ainda está ligada falta de estrutura adequada para pacientes com problemas mentais, “porque é grande o número de pessoas com dependência química, acompanhadas de problemas mentais. E muitos desses adolescentes são encaminhados para o Complexo do Menor, que não é o local adequado”, disse a secretária Rejane.
O Secretário de Transporte e Trânsito, Maurício Machado Jr., falou dos diversos avanços que o setor de transportes conseguiu no município, mas reconheceu que muito ainda precisa ser feito. Citou, por exemplo, a organização dos serviços de táxis e mototáxis onde não havia nenhum tipo de legislação regulamentando, problema solucionado na gestão Mão Santa. “O transporte coletivo também hoje é bem melhor do que nas outras gestões. A frota foi quase toda renovada e padronizada; motoristas e cobradores cadastrados. Fazemos também inspeções nos transportes, onde tudo é checado”, destacou o secretário.
Maurício Machado informou que a Guarda Civil Municipal brevemente terá melhor estrutura para trabalhar. “Conseguimos a doação de 10 viaturas com a Polícia Federal, com rádio e giroflex; o prefeito autorizou a aquisição de 6 motos novas, para a fiscalização do trânsito no Centro da Cidade e também o prefeito já determinou a compra de novos veículos que serão padronizados, Até o final de setembro a Guarda Civil Municipal estará com 20 novos veículos. Nos últimos 10 anos nenhum veículo novo tinha sido adquirido. Agora vamos ficar com uma frota mais atualizada”, salientou.
O Secretário do Meio Ambiente e Setor Primário, Paulo Eudes, ao se pronunciar, disse que estava repetindo para 2020 algumas ações que não vem conseguindo executar desde o início do governo, por falta de condições do município. Mas que são metas que ele vai continuar perseguindo. Ele citou, como exemplo, a construção de um colégio agrícola, a vila do leite um viveiro mudas de plantas. O Superintendente de Inspeção Municipal, da secretaria, aproveitou destacar o trabalho que o prefeito vem fazendo pela conclusão dos Tabuleiros Litorâneos, trazendo a Parnaíba, além de ministros, o presidente República. Falou também de realizações como a EXPOAPA, perfuração de poços, programa de implantação de Hortas Comunitárias nas escolas, dentre outras coisas.
Finalizando as exposições falou a Secretária Gracinha Moraes Sousa, fazendo um apanhado geral das atividades das secretarias que comanda, destacando obras em andamento com as da Lagoa do Bebedouro, “que foi um mérito do prefeito, que disse para não esperarmos os recursos prometidos pelo governo federa. Que tocássemos a obra com recursos próprios”, disse, acrescentando que, para que tal ocorresse, foram necessários cortes de orçamento, “uma luta muito grande para baixar preços. Estamos fazendo muito com pouco. Não há uma acusação de obra superfaturada no município”, pontuou Gracinha.
Ela aproveitou para anunciar novas obras projetadas para 2020; planos para beneficiar a área do piscinão, enquanto não se consegue recursos para buscar uma solução definitiva para o problema; o complemento do projeto orla, da Pedra do Sal, com a construção de novas barracas pela Prefeitura, além da construção de novas praças em conjuntos residenciais, onde ainda não existem esses equipamentos sociais. Ela ouviu elogios e solicitações e respondeu também a questionamentos.
POPULAÇÃO PARTICIPOU COM QUESTIONAMENTOS
TEXTO E FOTOS: BERNARDO SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...