15 de ago. de 2019

Nova Linha Férrea de Parnaíba Começa a ser implantada





Os trilhos já começam a chegar e são posicionados conforme o roteiro que serão implantados, na manhã desta quinta-feira a boa noticia nos chegou através da reportagem de Renato Faria do PHB em Notas.

O 1° vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, iniciou os primeiros procedimentos para a reativação da estrada de ferro Central do Piauí.


De acordo com Valdeci, a linha ferroviária ligará a cidade de Parnaíba às cidades de Luís Correia e Piripiri. Todo esse percurso será feito por três locomotivas de oito vagões, as quais já foram adquiridas pelo empresário. Além das locomotivas, Dr. Valdeci também adquiriu 500 metros de trilhos, que chegaram a Parnaíba na tarde desta quinta-feira (15/08). Esses primeiros trilhos serão utilizados para restaurar os já existentes em Parnaíba, nos trechos em que necessitarem de reparos. A chegada de mais trilhos é aguardada para os próximos dias. A equipe do Portal PHB em Nota captou as primeiras imagens da chegada dos trilhos.




Segundo informações preliminares, dentro da cidade de Parnaíba uma locomotiva deverá fazer linha partindo da Estação Florianópolis e passando pelos bairros Cantagalo e Guarita. Outro trem deverá sair de Parnaíba indo até Luís Correia, e o terceiro ligará as cidades de Parnaíba e Piripiri. Uma das locomotivas já se encontra no Piauí e está passando por uma revisão e ganhando uma nova pintura.


De acordo com o artigo História e memória da ferrovia piauiense na cidade de Parnaíba, 1916 a 1930, de Lêda Rodrigues Vieira, "O transporte ferroviário foi de grande relevância no cenário social e econômico de Parnaíba, cidade situada a 365 km da capital Teresina e a 18 km de Luís Correia e do mar. O primeiro trecho ligando Portinho a Cacimbão na região norte do Piauí foi inaugurado em 1916, sendo outros trechos inaugurados entre os anos de 1920 a 1937, atingindo cidades e povoados como Amarração (atual Luís Correia), Bom Princípio, Frecheiras, Cocal, Deserto, Piracuruca e Piripiri. Em Parnaíba, o trem de ferro, durante sessenta anos, de 1922 a 1982, fez parte do cotidiano do povo parnaibano, acompanhou o crescimento da cidade e marcou profundamente a população, que usufruiu seus serviços aos domingos em direção à praia, à festa de Bom Jesus dos Navegantes, às férias em Amarração, ao transporte de alimentos de outras localidades vizinhas, a exemplo de Frecheiras e Cocal" (Disponível aqui).
Se depender de Valdeci Cavalcante em parceria com o prefeito Mão Santa, a cidade de Parnaíba voltará a ter a grandeza que outrora tivera e a fizera ser reconhecida em todo o Brasil e até na Europa nos primeiros anos do século XX.

Essas informações são do portal PHB em Notas.
Reportagem: Renato Farias/Fotos: Gleitowney Miranda
Edição: Vanusa Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...