

Entre os secretários municipais, se fizeram presentes os gestores de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal do Piauí e Cocal dos Alves. Nesta primeira reunião foram analisados os caminhos para o credenciamento do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto para a realização de cirurgias cardíacas pelo SUS, bem como o interesse dos gestores e se o serviço prestado pelo hospital de Parnaíba pode passar a ser uma referência na Macro Região do Piauí que compreende as cidades da Planície Litorânea e Região dos Cocais.


Depois de uma longa discussão, com momentos marcados por muita tensão, todos os secretários se mostraram favoráveis a realização dos serviços em Parnaíba. Uma nova reunião, desta vez com os secretários da Região dos Cocais será feita ainda esta semana, sendo que a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a agilizar o processo junto ao Ministério da Saúde e a Prefeitura de Teresina, que até o momento centraliza todos os serviços.


No total, são 33 municípios que precisam encaminhar pacientes em estado grave para a capital. Fora a dificuldade e desconforto do deslocamento, os doentes ainda precisam entrar numa fila de espera que pode lhes custar a vida. Em todo o Estado do Piauí existem apenas quatro hospitais credenciados para fazer cirurgias cardíacas pelo SUS. Todos eles estão centralizados em Teresina e, destes, apenas o Hospital São Paulo realiza o procedimento.
Por Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.