Blog do Pessoa: Alunos do SESI Piauí realizam teste de lançamento de foguetes


5 de jun. de 2019

Alunos do SESI Piauí realizam teste de lançamento de foguetes

Estudantes da Escola Conselheiro Saraiva - unidade pertencente ao SESI Piauí realizaram, na manhã desta quarta-feira (05/06), no pátio do Estacionamento da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), do teste de lançamento de foguetes (com garrafas pets), etapa prática da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Participaram da atividade alunos do ensino fundamental e médio.

A olimpíada é realizada anualmente, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Pelo Departamento Regional do SESI-PI, participam nessa primeira fase as Escolas: Integrada Antonio José de Moraes Souza, de Parnaíba; Escola Senador Nilo Coelho, de Picos, e Conselheiro Saraiva, de Teresina.
Mariana Mazur Sousa, de apenas 11 anos, aluna do 6º ano ‘B’, que participou da atividade em Teresina, disse estar gostando da experiência. “Além de adquirir novos conhecimentos, fiquei encantada com a criatividade do foguete, um trabalho orientado pelo professor, mas que envolveu toda a equipe”, afirmou a estudante afirmando que no ano 5º ano recebeu o primeiro treinamento da atividade utilizando apenas papel.
Já João Guilherme, de 16 anos, aluno do 2º ano médio frisou a importância da OBA dizendo que desenvolver um protótipo de foguete, mesmo sendo de garrafas pet já são utilizados elementos químicos. Ele explicou que o foguete funciona com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. “O bicarbonato é o reagente, quando ele entra em contato com o vinagre vai efervescer e liberar gases dentro da garrafa. Como os gases não tem como escapar, isso gera uma pressão dentro do foguete. Isso vai ser o combustível que fará decolar”, argumentou.
O Superintendente Regional do SESI-PI, Mardônio Neiva, prestigiou o evento. Acompanhado da Coordenadora de Educação Básica, do SESI, Kátia Luz; da diretora da escola Conselheiro Saraiva, Goretti Castro; Professores e Colaboradores, ele resaltou a importância da atividade para o ensino-aprendizagem. “A ideia da educação de hoje não é medir conhecimento, mas a habilidade do estudante”, explicou.
Os alunos, divididos em equipes compostas por três componentes, construíram foguetes, com garrafas pet, e suas respectivas bases de lançamento, com o objetivo de obter o maior alcance horizontal no lançamento do foguete.
A OBA tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Há premiação com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. Os melhores alunos poderão ser convidados a participarem da equipe nacional e participar das olimpíadas internacionais.
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...