O crime chegou ao mundo com a chegada do homem – não sabemos se na terra ou em outro lugar do infinito universo. Com a criação do homem surgiu o primeiro desentendimento entre Adão e Eva, na presença de Deus, em pleno paraíso. Depois o primeiro assassinato: Caim matou Abel. Foi o estopim para o mundo atual, onde a vida não tem o respeito que merece, o povo é massacrado, a educação abandonada, a saúde pede socorro, a segurança foge do criminoso e a infraestrutura está em buracos.
Enquanto isso existem bandidos intocáveis, acima de qualquer suspeita e com foro privilegiado. Estes formam o crime organizado. Eles têm bons salários, verba de gabinete, verba indenizatória, cartão corporativo, auxilio moradia e mais um monte de benefícios, protegidos pela própria lei feita por uns e aplicada por outros, nem sempre dignos de tal função.
E o crime desorganizado, é comandado por quem? Por milhares de delinquentes, espalhados por todo país, assaltando, furtando, roubando tudo, desde pequenos objetos até carro-forte, bancos, pequenas e grandes empresas. Este tipo de crime é posto em prática a qualquer momento. Te fere fisicamente e, quando não leva à morte, deixa sequela para o resto da vida.
O crime organizado age cuidadosamente; está instalado em palácios, executivos, legislativos e com ramificações até em judiciário. Tem tempo para pensar e calcular como desviar o dinheiro, da educação, da saúde, segurança e outros serviços públicos, prejudicando milhares de pessoas. Na verdade os que mais precisam.
O crime organizado tem esconderijo próprio e defesa quase garantida. Está sempre escondido atrás de um paletó, atrás da gravata e tem no bolso um mandato dado pelas próprias vítimas. E enquanto nós estamos sem proteção, o criminoso de colarinho branco, através da corrupção, tira de todos a oportunidade de uma vida melhor.
(*)Benedito Gomes / Contador –
Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.