19 de mar. de 2019

Workshop de Oportunidades voltado aos reeducandos e egressos do sistema prisional do Piauí.

O SENAI, o Sebrae e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Teresina, em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram no último dia 15 de março, o Workshop de Oportunidades voltado aos reeducandos e egressos do sistema prisional do Piauí.

O evento foi realizado na sede do Sebrae, em Teresina, das 8h à 12h e visa ao desenvolvimento de atividades empreendedoras e diminuição da reincidência criminal. O diretor regional do SENAI e superintendente do SESI Piauí, Mardônio esteve presente no evento, que contou ainda com as presenças da diretora de formação profissional e tecnológica da entidade, Sandra Ataíde; gerentes, pedagogos e instrutores de unidades operacionais do SENAI-PI.
O diretor superintendente do Sebrae/PI, Mário Lacerda, procedeu à abertura do evento. Na oportunidade ele ressaltou a importância do momento, afirmando que o Sebrae “tem o dever de oportunizar àquelas pessoas a entrada no mercado de trabalho, já que o foco da instituição é a formação e o desenvolvimento de negócios, pontuou”.
Por sua vez, o diretor regional do SENAI, Mardônio Neiva, frisou que a ação idealizada pelo Tribunal de Justiça (TJ/PI), através de parcerias com outras instituições tem um significado muito importante para a ressocialização dos reeducandos.
“Cada uma dessas instituições têm papel importante, pois cada uma desenvolve ações de cunho socioeducativo. O SENAI, por exemplo, está disponibilizando 200 vagas em diversas áreas de atuação do conhecimento para a formação profissional dos entes envolvidos. São setores essenciais para o ingresso deles no mercado de trabalho. Estamos oferecendo cursos nas áreas de informática, automotiva, construção civil, eletricidade, e mecânica, todas com grande demanda, tanto para o trabalho de carteira assinada ou para se colocar o próprio negócio”, concluiu.
Já o Juiz Auxiliar Luis Moura Correia, que representou o (TJ/PI) no evento disse que “juntas as instituições parceiras irão minimizar a reincidência dos reeducandos e egressos nas infrações, oferecendo uma perspectiva profissional para eles e, que poderão ser igualmente beneficiados com as ações das entidades parceiras”.
Durante o workshop, o evento houve palestra motivacional ministrada por Jefferson Xavier, para mostrar aos participantes que eles são capazes de reinserirem-se no mercado de trabalho, montarem um negócio próprio e, assim, darem continuidade aos seus planos e suas vidas.
A palestra tratou sobre temas pertinentes ao programa Reconstruindo Vidas, que tem como foco a prevenção à reincidência criminal e a criação de oportunidades de (re) integração social destes indivíduos com ajuda de parceiros do setor público e privado.
O “Reconstruindo Vidas” é um programa criado pela VEP da comarca de Teresina, conduzida pelo magistrado Vidal de Freitas Filho, e pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Piauí (GMF-PI). Dentre as ações do programa, destacam-se a promoção de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho aos egressos, liberados condicionais, liberados em regime aberto e prisão domiciliar e respectivos familiares.
As instituições parceiras contribuem para o fomento do empreendedorismo dos reeducandos, oferecendo capacitação em treinamentos em gestão e cursos profissionalizantes. Após a palestra motivacional, os participantes do evento foram atendidos pelo corpo de profissionais do SENAI e do Sebrae, que apresentaram soluções relacionadas à sua profissionalização.
“Muitas pessoas que foram condenadas pela prática de crime têm, quando próximas do término da pena, ou após seu cumprimento, grandes dificuldades no retorno à vida correta, pela falta de qualificação, pobreza e inexistência de oportunidades de trabalho. Neste sentido, a Federação das Indústrias e suas entidades, apoiam e ajudam no desenvolvimento deste projeto, por meio de parceria”, afirma o presidente do Sistema FIEPI, Zé Filho.
Integram ainda a Comissão de Coordenação do Programa Reconstruindo Vidas além do TJ-PI, Sebrae e SENAI, as Secretarias Estaduais de Educação, Justiça e de Assistência Social e Cidadania, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, o Serviço Social da Indústria (SESI), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (Fecomércio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas Piauí).

JÂNIO HOLANDA - ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...