13 de mar. de 2019

Procon Municipal reunido com Cepisa Equatorial


A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON Municipal de Parnaíba) e a empresa de fornecimento de energia CEPISA EQUATORIAL reuniram-se, na manhã de ontem (12),  no intuito de firmar parceria para diminuir o número de reclamações e facilitar a resolução de problemas dos consumidores.
Ao encontro estiveram presentes o Presidente Regional da CEPISA, Dr. Nonato Castro e representantes da distribuidora, a Secretária Executiva do PROCON Municipal, Rosângela Mourão e seus colaboradores da sede administrativa do Procon. 


A Secretária Executiva, Rosângela Mourão, mostrou em números as demandas cotidianas, relacionadas ao Direito do consumidor e a CEPISA nos anos de 2017 à 2019, visto que são inúmeros os casos relatados, como: suspensão do fornecimento, instalação externa do medidor, cobranças indevidas, negociação de débitos, supostas fraudes, dentre outros.
O Presidente da Equatorial explanou sobre a Missão e Visão da empresa, “acreditamos na meritocracia, nos resultados, em metas, melhoria da qualidade, treinamento de pessoal”, disse Nonato Castro. Assim como foiram abordadas as perdas da fornecedora, devida vários fatores, dentre eles fraudes conhecidas como “gato”, chegando a um prejuízo de 70 milhões de reais. 
Dentre as demandas desse Procon está a dúvida de interpretação das faturas de energia (custos incidentes, consumo real) pelo consumidor, onde nos foi apresentado uma explicação em forma de gráfico do quanto a empresa lucra e a quantidade de encargos retidos pelo governo , fazendo com que o Brasil fique em 4º lugar no ranking de tributos. Veja:

Foram abordados ainda temas como reciclagem de eletros, como por exemplo, geladeira; cadastramento dos beneficiários do programa Luz Para Todos e ampliação do sistema nas áreas remotas do Estado do Piauí.
A Secretária Executiva enfatizou a importância da INFORMAÇÃO clara e ostensiva como ferramenta indispensável na prestação desse serviço. O Presidente, Nonato Castro, diante de toda complexidade dos atendimentos aos consumidores e, continuamente buscando avanços, fixou que a CEPISA tem interesse em elaborar parceira com PROCON MUNICIPAL, oferecendo apoio jurídico e estrutural quanto à divulgação dos regulamentos da empresa e do direito dos consumidores. 
“É de uma relevância enorme essa parceria, pois visa a melhoria dos serviços ao consumidor de uma forma geral, e o Procon trabalha nessa frente para melhorar o retorno das empresas que prestam esses serviços”, disse Rosângela Mourão

Fonte: Blog do Bsilva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...