24 de jan. de 2019

Trump, Bolsonaro e outros líderes reconhecem Juan Guaidó presidente da Venezuela

Por meio de sua conta no Twitter, Bolsonaro reproduziu a nota do Itamaraty. “O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela”. No texto, o governo brasileiro garante que vai apoiar política e economicamente o processo de transição “para que a democracia e a paz social volte a Venezuela”.
A decisão ocorreu, logo após, Guaidó se autoproclamar presidente, durante uma manifestação, que reuniu milhares de pessoas, nas ruas de Caracas. “Hoje, 23 de janeiro de 2019, em minha condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus todo-poderoso e a Venezuela, juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como presidente em exercício da Venezuela”.

Guaidó também garantiu anistia para os militares que abandonarem o ditador Nicólas Maduro, e pediu “fiquem do lado do povo”.
Reconhecimento pelo mundo
Além de Bolsonaro, outros líderes mundiais também reconheceram Guaidó como comandante interino do poder Executivo da Venezuala, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Os cidadãos da Venezuela sofreram por tempo demais nas mãos do regime ilegítimo de Maduro. Hoje, eu reconheci oficialmente o presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, Juan Guaido, como presidente interino da Venezuela”, disse o americano em sua conta no Twitter.
Argentina, Colômbia, Equador, Costa Rica, Peru, Canadá, Chile, Paraguai, Guatemala e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, também reconheceram a presidência interina de Juan Guaidó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...