30 de jan. de 2019

OPINIÃO - BARRA GRANDE É INCOMPARÁVEL !!!

É um crime chamar a nossa Barra Grande de “nova Jeri”
Morei 6 meses em Barra Grande, frequento a praia desde a metade da década de 1990 e já fotografei e publiquei incontáveis matérias sobre aquele destino turístico na imprensa regional, em portais, blogs, redes sociais.
Nada, absolutamente nada, me deixou mais doente do que ouvir um nativo de Barra Grande chamar a nossa paradisíaca praia de “nova Jeri”. Isso ocorreu há alguns anos, quando eu participara, lá, de roda de conversa com guias de turismo, moradores e estudantes sobre as belezas e os potenciais do local.

No momento em que ouvi o citado termo, fiz a seguinte intervenção: “Meus amigos, Barra Grande é do Piauí, é de vocês, é nossa. Jericoacoara é uma praia famosa do Ceará, conhecida mundialmente. Se um cearense disser que aqui se parece com Jeri, tudo bem. Mas, você, filho da terra, que daqui tira seu sustento, chamar Barra Grande de 'nova Jeri', é um crime. Desculpe a minha sinceridade.”
E finalizei a conversa com eles fazendo um pedido: “Nunca mais digam a ninguém que Barra Grande é uma ‘nova Jeri’, porque isso desconstrói a identidade da praia piauiense e sua história, além de ser um desamor sem tamanho de uma pessoa que nasce na terra e cita que a praia parece com uma de outro lugar. Barra Grande não merece isso!.”
Foram essas as minhas palavras para que eles ajudem a fortalecer o nome de Barra Grande junto aos turistas, e que alguns não fiquem fazendo referências a outras regiões. Jeri é uma praia belíssima, já estive lá e conheço seus encantos, mas a Barra Grande tem uma magia única, um quê de paraíso, que só sabe quem anda por suas areias.
Sou muito mais a Barra Grande do meu Piauí.

Por Ribamar Aragão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...