Por:Camila Neto(especial blogdobsilva)
A 7ª edição do Desfile de Moda Inclusiva da Pessoa com Deficiência foi realizada neste domingo, dia 13, no Parnaíba Shopping. Um jeito de quebrar preconceitos e colocar na passarela vários modelos que são cadeirantes, surdos, pessoas com deficiência visual, com Síndrome de Down, e outras necessidades especiais.
Ao todo desfilaram 51 looks diferentes, de acordo com o gosto de cada participante. Cada um escolheu seu look para desfilar na passarela. Eulália Ferreira, que tem 12 anos e participa há 4 anos desse evento, disse que gosta muito de participar e de “estar juntos com os amigos nesse momento”.
Gilvana Parente, mãe, reforça a importância da participação da filha no desfile. “Muito gratificante, é uma valorização como pessoa. Minha filha se sente valorizada, se sente amada e isso a envaidece a cada nova participação. E deficiência é apenas um detalhe na vida de cada um. Eu apoio esse evento porque é muito importante na vida deles e vou sempre estar presente”, disse.
A idealizadora o evento é a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas- Parnaíba), Lindalva Nascimento, que em 2012, inspirada pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, resolveu comemorar a data realizando um desfile inclusivo.
“Resolvi juntar essas pessoas, porque elas não são bem vistas pela sociedade e quase ninguém volta seus olhares para elas. As leis ainda não são cumpridas. Um evento como este vem elevar a autoestima de cada um e vem dar uma visibilidade a elas. Tem um leque de conotações, além de trazer seus familiares para prestigiá-los. Quero sempre realizar esse desfile de moda”.
Lindalva ainda ressaltou a importância da parceria com o Parnaíba Shopping, que apesar de ser um local público, oferece mais comodidade, conforto e segurança aos visitantes, atrativos para quem foi conferir o desfile.
Fonte: Blog do Bsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.