A maioria das famílias se reuniram para celebrar o nascimento do salvador. Inclusive os defensores da moralidade e endurecimento das leis, que amarram e lincham humanos em postes.
Jesus optou pelos renegados e oprimidos, pelos miseráveis, prostitutas e bandidos. O que diria os doutores da lei de hoje em dia? Provavelmente iriam se escandalizar.
Foi na hora de sua sua morte que o Cristo respondeu à provocação "está com pena? Então leva para casa". Jesus prometeu o paraíso ao ladrão - no evangelho de Lucas: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
O Cristo bíblico foi a maior e mais inspiradora prova de defesa dos direitos humanos, e exatamente por isso acabou na cruz. Foi perseguido, torturado e executado pelo Império Romano.
Da mesma forma em que hoje se amarra e espanca pessoas em postes de esquinas, com a triste visão de que a violência se resolve com violência.
Não é tão difícil saber por onde o Cristo andaria hoje. Estaria nos presídios; ao lado dos homossexuais apedrejados, das mulheres violentadas e jovens negros linchados em praça pública. O Cristo estaria entre os favelados e sertanejos - sem teto e sem terra.
É como diz a frase: conhecemos a mensagem cristã, mas preferimos a prática romana.
Por Hudson Veras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.