15 de dez. de 2018

Parnaíba deverá aprovar Projeto que obriga empresas a contratarem mão de obra local na construção civil



O secretário do Sindicato da Construção Civil de Parnaíba, Francisco José Barbosa, mais conhecido como “Dedé”, usou a tribuna livre da Câmara Municipal para fazer um apelo em nome dos trabalhadores da construção civil da cidade. A ida do secretário a Casa de Leis aconteceu mediante um requerimento de autoria do vereador Carlson Pessoa (PPS), sendo que seu Dedé relatou aos parlamentares que os trabalhadores não encontram oportunidade nas obras de infraestrutura do Governo que estão em andamento na cidade, como nos Tabuleiros Litorâneos e na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UfdPar), entre outras obras.


Somente uma empresa teria trazido 223 trabalhadores para o litoral, entre pedreiros, mestres de obra, carpinteiros, eletricistas e etc. "O nosso trabalhador fica à mercê, sem oportunidade. Muitos vieram ao sindicato reclamar pra gente que chegam nessas empresas oferecendo sua mão de obra e são informados de que não há vaga", questionou o secretário.





Carlson sugeriu que seja elaborada uma espécie de legislação municipal exigindo que empresas de fora destinem cerca de 70% das vagas para operários nativos.

“Em Parnaíba temos mão de obra em abundância e qualificada precisando trabalhar, por isso, estamos atentos a esta reclamação da classe para vermos uma saída para este problema”, afirmou o vereador do PPS.



Outro grave problema apontado por Dedé diz respeito a irregularidades encontradas em algumas empresas fiscalizadas. Em um local, trabalhadores trazidos de outras cidades foram flagrados hospedados no próprio canteiro de obras, sem o mínimo de estrutura para permanecerem ali. A pauta será analisada mais detalhadamente pelos parlamentares a fim de que seja elaborada uma legislação para sanar o problema. Em São José dos Campos, SP, por exemplo, já existe uma Lei neste sentido, que prioriza a contratação de profissionais locais pelas empresas prestadoras de serviços no Polo Industrial da cidade.


Por Luzia Paula – Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...