19 de dez. de 2018

Estudantes e professores realizam protesto no Karnak para pedir melhorias à Uespi

Vestidos de preto, estudantes e professores da Universidade Estadual do Piauí realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (18), em frente ao Palácio de Karnak (sede do executivo estadual), para pedir melhorias para a instituição. Um das principais reivindicações dos manifestantes foi a elaboração de um projeto que proporcione a autonomia financeira da universidade. 
Foto - Reprodução/Instagram S.O.S UESPI 
O protesto foi adiantado ontem pelo professor da instituição e ex-candidato a senador Paulo Henrique Pinheiro. 
“Os estudantes da Uespi estão se mobilizando para se fazerem presentes naquela casa e exercer seu mais legítimo direito ao exercício de democracia, afinal, a Uespi está necessitando. Para mim, o cerne dos problemas da Uespi não é apenas o baixo valor destinado a ela no Orçamento do Estado. É sua falta de autonomia financeira. Nenhum chefe do executivo, até hoje, se dignou a enviar para a Alepi minuta de Projeto de Lei que regulamente o disposto nos art. 207 da Constituição Federal e no art. 228 da Constituição Estadual. O mesmo se aplica aos deputados estaduais”, escreveu o docente em seu perfil pessoal no Facebook na noite de ontem.
Os manifestantes criaram uma página no Instagram, denominada “S.O.S Uespi”, onde divulgaram detalhes da manifestação de hoje. O “S.O.S Uespi”, de acordo com descrição da página, é um “movimento desenvolvido pelos estudantes da Uespi em prol de condições dignas de ensino, recursos e respeito com nossa universidade”.
No perfil consta que um dos motivos da manifestação de hoje foi o fato dos parlamentares estaduais não terem ouvido a universidade durante a votação da lei orçamentária do Estado para 2019, aprovada ontem na Assembleia Legislativa do Estado. A votação deveria acontecer hoje, mas foi antecipada, o que gerou a revolta dos manifestantes.

Foto - Reprodução/Instagram S.O.S Uespi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...