Fabiana Cambricoli, O Estado de S.Paulo
04 Novembro 2018 | 13h57
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", segundo comunicado divulgado nas redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
O Inep ainda não divulgou os textos de apoio usados para embasar a proposta de redação, mas o tema pode estar relacionado com a propagação de fake news na internet ou com episódios de uso indevido de dados de usuários de redes sociais para influenciar processos eleitorais, como o ocorrido nas eleições americanas de 2016 com a ação da empresa Cambridge Analytica.
Os candidatos do Enem terão de produzir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas sobre a temática. Redações que ferirem os direitos humanos perderão 200 pontos - até o ano passado, a conduta dava nota zero ao aluno.
Professores ouvidos antes da prova pelo Estado já indicavam que um dos temas prováveis seria a confiabilidade de dados e informações na internet.
Na opinião da professora de Redação do Objetivo Viviani Xanthacos, as fake news poderiam aparecer não diretamente, mas com um tema relacionado, como a confiabilidade na era da informação e as dificuldades. “O aluno tem que analisar como o tema afeta ou exclui um grupo e como pode ser revertido”, explica ela, sobre a proposta da redação, que costuma cobrar do estudante sugestões de solução para o problema apresentado.
Exame. A prova do Enem foi iniciada às 13h30 deste domingo, 4, horário de Brasília. Cerca de 5,5 milhões se inscreveram no exame, que é porta de acesso às principais universidades brasileiras. Eles terão 5h50 para resolver o exame.
Além da redação, a prova deste domingo terá 90 questões de linguagem e ciências humanas. No próximo domingo, 11, segundo dia do teste, os alunos terão de resolver questões de ciências da natureza e matemática.
Fonte: Estadão de São Paulo/On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.