7 de out. de 2018

Governo do Estado continua alimentando a lenda do Porto dos Tatus

         A  maquete do Wellington Dias
Porta de entrada para o Delta do Parnaíba o Porto dos Tatus aguarda receber nova estrutura desde a época em que era secretário estadual de turismo o publicitário Sílvio Leite. Já em 2012 (ano eleitoral), quando da inauguração da 1ª etapa da orla da praia de Atalaia, em Luís Correia, o então vice-governador Moraes Souza Filho solicitou esforços concentrados do secretário de Turismo, Silvio Leite, e do secretário da Infraestrutura, Castro Neto, no sentido de viabilizar a urbanização do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande. Mas o assunto foi para a gaveta do esquecimento. À época falou-se que havia um projeto para tal, orçado em R$ 3.671.088,00 aprovados pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Prodetur – Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo.
Em outubro de 2016 (também ano eleitoral), o governo Wellington Dias lançou a maquete eletrônica do Porto, anunciando que o novo Porto dos Tatus contaria com terminal de recepção para turistas, um mirante com plataforma de acessibilidade, banheiros públicos com acessibilidade, administração, píer com passarela de madeira para embarque e desembarque de turistas e um portal de entrada. Houve, inclusive, um ato solene no Palácio de Karnak, logo após a assinatura do termo de cessão de uso gratuito do terreno onde está localizado o Porto, firmado entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado.
A cessão da área para o estado do Piauí, pela SPU, foi a última etapa antes da abertura do processo licitatório e se fazia necessária por se tratar de uma área pertencente à União. O valor inicial da obra está orçado em R$ 2.070.608,71, com recursos provenientes do governo do Estado, por meio da Setrans-PI. Recurso, portanto, inferior ao do Prodetur.
Wellington Dias naquela ocasião da expectativa para o início das obras. “Esta obra é de fundamental importância para a região do Delta. Tivemos uma pequena demora na liberação do projeto, mas agora a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e o Governo do Piauí, através da Setrans, acertaram os últimos detalhes para a cessão da área, sendo que hoje concretizamos essa parceria. Esperamos que, num prazo de aproximadamente 60 dias, tenhamos as condições necessárias para contratação de empresa, através de licitação, para a realização desta obra, que é tão importante para o turismo do nosso litoral”, destacou o governador.
Para o secretário dos Transportes de então, Guilhermano Pires, segundo divulgou a imprensa na época, o novo Porto dos Tatus iria fomentar o turismo e a economia local. “A partir de agora daremos início ao processo de licitação, que estava dependendo apenas da cessão da área, pela SPU. Após a contratação da empresa e execução das obras, contaremos com uma nova infraestrutura, muito mais eficiente, confortável e segura, visto que as atuais instalações são precárias e não atendem as necessidades da comunidade, nem a demanda turística no local”, destacou o gestor, enfatizando que o projeto está em perfeita consonância com as normas relacionadas ao meio ambiente.
O terreno onde está localizado o Porto dos Tatus tem uma área correspondente a 1.168,80 m², inserido dentro do perímetro constituído pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.
O projeto de revitalização do Porto dos Tatus visa o atendimento do fluxo turístico com maior qualidade, tendo em vista que o Delta do Parnaíba é conhecido não só no Brasil, como também no exterior. Sem sobra de dúvidas, a nova infraestrutura vai trazer uma vida nova para a principal porta de entrada do Delta e esperamos que em um curto espaço de tempo consigamos concretizar esse projeto, que deve alavancar o turismo nessa região.”, disse a superintendente da SPU no Piauí, Aline Castelo Branco.
Como se vê, pelo menos no atual governo, tudo o que foi dito ficará apenas em palavras, visto que, como o tal Porto, uma série de outras obras continuam inacabadas, travando o desenvolvimento do Turismo na região do Delta o Parnaíba, inclusive a Ponte Simplício Dias e o alargamento da estrada de acesso à Pedra do Sal, iniciada há 4 anos, mas que permanece inconclusa.
Fonte: Blog do Bsilva

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