Disciplina, atividades esportivas, integração social e trabalho em equipe são os ingredientes necessários para que o Programa Segundo Tempo atenda crianças, adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade de Parnaíba.
O Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFES) é um programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Ministério do Esporte, Ministério do Desenvolvimento Social com a Secretaria Nacional da Juventude sendo supervisionado pelas Forças Armadas. Objetivo do programa é atender crianças com idade de 6 a 18 anos, devidamente matriculadas nas escolas públicas. Atualmente são 108 crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Programa Segundo Tempo, executado de maneira exitosa pela Capitania.
O responsável pelo Programa no Piauí é o Capitão de Fragata Benjamim Dante Rodrigues Duarte Lima, Capitão dos Portos do Estado do Piauí. Ele enfatizou a importância do Programa Segundo Tempo para os inscritos e os valores que são transmitidos para os integrantes. “São crianças com certo grau de vulnerabilidade que conseguimos formar cidadãos. É um programa fundamental para sociedade e para as Forças Armadas, porque consegue trazer para o nosso meio aquela criança que está em grau de vulnerabilidade e conseguimos passar nossos valores que são cultivados nas forcas armadas”.
O capitão Dante relata que são passadas noções de cidadania. “São tão carentes em nossa sociedade os valores e cidadania que aqui passamos tudo isso por meio do esporte. São realizadas atividades em grupos e individuais. Tudo isso faz com que cresça dentro deles esse sentimento de grupo e de como trabalhar em sociedade e isso é muito importante”.
O suboficial Carlos Henrique Rodrigues, coordenador de Núcleo do Programa, assumiu a coordenação do Programa em maio de 2018. Ele explicou como funcionam as atividades do programa, afirmando que “os alunos participam do programa duas vezes na semana, sempre às terças-feiras e quintas-feiras, em contra turno escolar. São realizadas atividades físicas com natação, vôlei, futebol, handebol e corrida. Eles tem uma alimentação saudável, composta de café e almoço, para alunos do turno da manhã; e para o turno da tarde, almoço e lanche”, disse o coordenador.
Segundo o coordenador o suboficial Carlos Henrique, o PROFESP funciona em 100 cidades, em todos os Estados e no DF, com cerca de 23 mil inscrito. “No estado do Piauí somente em Parnaíba tem o programa”, falou.
Cada aluno do programa tem a sua própria história. A aluna Gláucia de Sousa, por exemplo, está com 16 anos e frequenta o Programa desde 2016. “Eu acreditei que eu ter vindo para cá seria muito bom para mim. Aprendi a conviver com amigos que conheci aqui; temos nossas diferenças, mas sempre superamos juntos. Outra coisa que eu aprendi foi respeitar meus pais e amo praticar as atividades”, comenta.
Um dos destaques do programa é a monitora e voluntária, Francisca Maria Araújo, que vê o PROFESP como uma grande oportunidade de futuro para as crianças. “Eu vim para cá porque acredito muito nesse Programa. E vem proporcionando para essas crianças uma visão de futuro melhor. Eu vejo que eu posso contribuir com eles, tanto no aprendizado, na parte da educação física, como ser amiga deles”, avalia.
Para realização das atividades o Programa Segundo Tempo conta também com participação da coordenadora Gabriela Ribeiro, que é responsável pela programação pedagógica, e com instrutor, marinheiro Jansen Viana.
Texto/Fotos: Camila Neto e Bernardo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.