Blog do Pessoa: Português e Matemática: PI está entre os 10 estados com o pior Ensino Médio


31 de ago. de 2018

Português e Matemática: PI está entre os 10 estados com o pior Ensino Médio

O Piauí está entre os 10 estados com a menor pontuação em Português e Matemática, conforme avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab), cujos dados foram divulgados na última quinta-feira (30/08). Este resultado diz respeito ao Ensino Médio, de forma que todos os estados ficaram abaixo da média.
Enquanto o Espírito Santo lidera com 281 pontos, em Matemática, o Piauí aparece na 18ª posição, com 250 pontos. No Nordeste, o estado está em uma situação confortável, ocupando a terceira melhor colocação, perdendo apenas para Pernambuco (263) e Ceará (259), e à frente de Alagoas (248), Paraíba (247) e Maranhão (248).
Em Português, o cenário continua favorável ao estado capixaba (277 pontos). A situação do Piauí fica bem pior e a rede estadual aparece na quinta pior posição, com 246 pontos, à frente de estados como Rio Grande do Norte (243) e Bahia (242), no Nordeste. Assim como em Matemática, a média geral foi de 259. A ideal para Português é 300 e Matemática é 350.
Somente as redes estaduais de ensino do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Acre, Ceará, Tocantins, Sergipe e Alagoas conseguiram uma melhora significativa nos desempenhos nas disciplinas avaliadas pelo Saeb.
Os números mostram os níveis de aprendizagem dos alunos ao fim de três etapas de ensino: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio. As notas dos dois ciclos do ensino fundamental melhoraram no ano passado, considerando a rede pública e privada de todo o país.
ENSINO FUNDAMENTAL
Neste cenário, o Piauí ficou entre os estados com o maior ganho de aprendizagem no Nordeste, ocupando a segunda posição na região. As médias foram 204,15, em Matemática, e 193,92, em Português, no que diz respeito ao 5º ano. No 9º ano, foram 244,35 e 244,04, respectivamente. No somatório geral, o estado fica atrás somente do Ceará.
Em entrevista coletiva, Rossieli Soares, ministro da Educação, destacou avanço no Piauí. Mesmo assim, o estado segue bem abaixo da média ideal.
(Publicado por: Edrian Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...