O Monumento do Sesquicentenário da Independência do Piauí, erigido pelo Governador Alberto Silva para homenagear os vultos da história que lutaram pela independência.
![]() |
| Monumento em homenagem ao sesquicentenário da independência do Piauí (Foto: PHB Drones) |
O Monumento do Sesquicentenário da Independência do Piauí, conjunto de três prismas retangulares revestidos de placas de mármore que representam os três centros políticos do Piauí que lutaram pela independência: Parnaíba, Campo Maior e Oeiras e três vultos da história são destacados: Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva e Miranda Osório, localizado em frente ao colégio Diocesano na Avenida Capitão Claro, marco dos 150 anos da Independência do Piauí.
Construído e Inaugurado pelo governador, o parnaibano Alberto Tavares Silva, no dia 19 de outubro de 1972 em homenagem aos que sonharam, lutaram e sofreram pela Independência do Piauí e do Brasil, e que depois de lutas, inclusive com a única sangrenta registrada na história, a batalha do Jenipapo, se transformou em realidade. O monumento foi criado no período de grande ufanismo em todo o Brasil e de simpatia pela Revolução de 1964.
A 19 de outubro de 1822 foi proclamada, em Parnaíba, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros, a independência do Piauí e D. Pedro I aclamado imperador constitucional. O ato foi realizado na Praça da Graça em frente onde hoje é a Câmara Municipal de Parnaíba. Nessa data, é hoje comemorado o Dia do Piauí.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.