Blog do Pessoa: HOMENAGEM AO JORNALISTA, ESCRITOR E POETA HERCULANO MORAES.


23 de mai. de 2018

HOMENAGEM AO JORNALISTA, ESCRITOR E POETA HERCULANO MORAES.


Herculano Moraes da Silva Filho (nasceu em São Raimundo Nonato – PI, no dia 02-05-1945 e faleceu em Teresina- PI, no dia 17-05-2018), uma legítima expressão do jornalismo e da cultura literária piauiense.
    
Hoje, quinta-feira (24-05-18), há exatos sete dia você nos deixou ( familiares, amigos e admiradores), partindo para a mais linda viagem que um ser humano pode fazer! Você foi de encontro ao Senhor dos Exércitos. Você partiu para a vida eterna, meu querido! Tenho absoluta certeza que está à alegrar com seu jeito poético de ser, os anjos, arcanjos e todos aqueles que têm a graça de estarem junto ao Pai. Você não é apenas o nosso maior orgulho. Mas, também, é a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas. Sua amizade é muito gratificante para todos nós que o amávamos de verdade e, olha, nós ainda o amamos. Foi com muita tristeza que recebi a notícia que você estava na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital em Teresina. Comecei então uma maratona de orações incessáveis por sua tão preciosa saúde.  Fiz isso porque, além da sua preciosa amizade, sei o quanto és importante para a Cultura Piauiense e como você valorizava essa mesma cultura. Quem teve o privilégio de beber na sua fonte inesgotável de conhecimento, nunca será a mesma pessoa e nunca o esquecerá, porque você é inesquecível! E, assim, como você veio até eu, no momento que você fazia a sua passagem para a eternidade, meu Imortal, pois naquela tarde de 17 de maio de 2018, exatamente no cair da tarde, sentir fortemente sua presença, seu cheiro, sua áurea a me envolver! Neste exato momento em que meus dedos escrevem este texto, sei que está em espírito, me inspirando e orientando nesta redação.  A vida terrena é efêmera, mas a vida espiritual ela vai mais além... ela transcende o transcendental! Agora posso visualizar o grau de sua felicidade quando deu-se conta da sua passagem e pôde encontrar os seus parentes, amigos  e outros imortais que estão agora na Glória do Senhor Deus.
    Literalmente muito me orgulho quando no dia do meu aniversário em 2009, presenteou-me com tão belo poema de sua autoria:

DIVINAL
Contempla-me de perto! Penetra os meus segredos
Derrama a tua paz no meu peito torturado.
Jamais permita que a ameaça dos meus medos
Aumente a dor de um poeta angustiado.

Contempla-me de perto! Penetra os meus mistérios
Resolve tudo o que atormenta essa minh’alma.
Retira do meu peito sentimentos deletérios
Por este ardente olhar que é  paz, ternura e calma.

Deixa agora que eu afague os teus cabelos
Despertando essa vontade, te eriçando os pêlos
Nesta noite Divinal de promessa e esplendor.

Contempla-me de perto! Tudo é paz agora!...
A dor que atormentava já se foi embora
E o futuro nos convida para um grande amor.
(Escritor e poeta , Herculano Moraes).

     Então, não poderia deixar de responder tão bela homenagem, também com um poema de minha autoria:

RESPOSTA DIVINAL
Contemplo-te bem de perto
E penetro os teus segredos.
Derramo minha paz
No teu peito torturado pela dor.

Jamais permitirei
Que a ameaça dos teus medos.
Inunde de amargura
Esse teu peito angustiado.

Vislumbro-te de perto
Penetro os teus mistérios.
Revolvo tudo o que atormenta
Essa tua alma de poeta sofredor.

Retiro do Teu peito
Sentimentos deletérios.
Com o meu olhar ardente
Que é paz, ternura e calma.

Deixo gora que você
Afague os meus cabelos.
Despertando-me desejos
Eriçando-me os pêlos.


Contemplo-te de perto
E o prazer se faz agora.
A dor que atormentava a tua alma
Deu espaço ao amor inevitável.

(Escritora e poetisa,  Jeane Keide)

     Herculano Moraes, Hercules, Herlano, Lano, índio, onde quer que você esteja, em qualquer dimensão interplanetária, eu estarei na condição de humana terráquea, rogando a Deus todos os dias que você, ícone da cultura piauiense com louvor, esteja próximo ao Pai Eterno; e, que algum dia não muito distante possamos estar frente a frente, lado à lado para conversarmos tudo o que deixou de ser falado, dito, pronunciado. Num espaço onde a maldade humana jamais nos alcance, porque somos almas puras, almas amigas, almas irmãs.

 Texto de autoria da Escritora e Poetisa parnaibana: Jeane Keide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...