O Governo do Estado garantiu na manhã desta quinta-feira (10) o pagamento da parcela de abril da indenização das famílias vítimas do rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal da Estação (280 quilômetros ao norte de Teresina). O pagamento deveria ter sido feito até o dia 25 de abril. Diante da garantia do Governo, as famílias decidiram suspender temporariamente o bloqueio da BR-343, que estava programado para a manhã de hoje em protesto contra o atraso.
A garantia de liberação do dinheiro foi dada pela Secretaria Estadual de Assistência e Social e Cidadania (SASC), que informou que os recursos estão sendo liberados pela Secretaria Estadual da Fazenda e estará amanhã nas contas das famílias vítimas da tragédia de Algodões. O bloqueio da BR ocorreria no povoado Veredas dos Bois, em Cocal de Telha, KM 299, a 110 quilômetros ao norte de Teresina, como uma forma de demonstrar a indignação e a revolta das famílias com o atraso.
O presidente da Associação das Vítimas e Amigos da Barragem de Algodões (Avaba), professor José Corsino Medeiros, disse que o fechamento foi suspenso em respeito à garantia do Governo do Estado de fazer o pagamento. “Estamos acreditando na palavra do Governo de que o pagamento vai ser feito. Mas vamos ficar atentos a esta situação, porque tem outras parcelas a vencer todo dia 25 e as famílias contam com esses recursos para cumprir com suas obrigações”, observou ele.
O rompimento da Barragem de Algodões ocorreu em maio de 2009, matando dez pessoas e destruindo casas, plantações e animais em Cocal e em Buriti dos Lopes. O pagamento da indenização foi acertado entre o Governo do Estado e a com a intermediação do Tribunal de Justiça do Piauí. O valor da indenização foi fixado em R$ 60 milhões, dividido em 30 parcelas de R$ 2 milhões, a serem pagas no dia 25 de cada mês pela SASC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.